quarta-feira, 30 de maio de 2012

Por que as crianças precisam brincar (muito)?


Brincando, elas 

Aprendem a escolher: uni-duni-tê.
Aprendem a imaginar: esta poça d’água vai ser o mar.
Aprendem a perseverar: caiu o castelo, vou fazer de novo.
Aprendem a imitar: eu era o motorista- brrrrrrrum.
Aprendem a criar: dou um nó aqui, outro aqui e tá pronto o circo.
Aprendem a descobrir: misturei amarelo e azul, olha o que deu.
Aprendem a confiar em si: olha o que eu consegui fazer.
Aprendem novos conhecimentos: 28, 29,30, lá vou eu!
Aprendem a fantasiar: daí a gente voava.
Aprendem novas habilidades: vou fazer o cabelo da minha fada cacheado.
Aprendem a partilhar: tira, bota, deixa ficar.
Aprendem a inventar: essa tampinha de garrafa vai ser o pratinho deles.
Aprendem a pensar logicamente: joga a bola pra ele!
Aprendem a pensar narrativamente: vou te contar.
Aprendem a interagir: posso brincar com vocês?
Aprendem a cooperar: dá a mão que eu te ajudo.
Aprendem a questionar: será que é assim mesmo?
Aprendem a memorizar: vamos ver quem pula corda até cem?
Aprendem a conhecer suas forças: deixa que eu defendo.
Aprendem a conhecer seus limites: to com medo.
Aprendem a encorajar: vem que eu te seguro.
Aprendem a fazer julgamentos: assim não vale.
Aprendem a analisar: os grandes aqui, os pequenos ali.
Aprendem a devanear: hã?
 Aprendem a compaixão: dá a mão que eu te puxo.
[...] Aprendem a fazer cultura: vamos brincar de inventar piada?
Aprendem a compartilhar: pega essa boneca que eu pego aquela.
[...] As crianças precisam brincar hoje e todos os dias de sua infância.
Todas as crianças, no mundo inteiro, têm o direito de aprender essas coisas e de ser plenamente, assim.
Se não brincarem – muito – quando crianças, não conseguirão aprender (nem ser) direito depois.

E todos os adultos do mundo precisam aprender melhor o que as crianças, mesmo sem perceber, têm para nos ensinar.


GIRARDELLO, Gilka. Por que as crianças precisam brincar(muito)?Observatório Social em Revista, São Paulo, 2006,p.64-65.

Nenhum comentário:

Postar um comentário