PLANO DE AÇÃO COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA
ENSINO INFANTIL
CRECHE E PRÉ-ESCOLA MUNDO FELIZ
COORDENADORAS
PEDAGÓGICAS:
ANTONIA ILZA FREITAS
MARIA DE FÁTIMA VARÉLIA DE SÁ
Ter de todos atenção.
Da mamãe carinho,
Do papai a proteção.
É tão bom se divertir
E não ter que trabalhar.
Só comer, crescer, dormir, brincar.
É bom ser criança,
Isso às vezes nos convém.
Nós temos direitos
Que gente grande não tem”.
É bom ser criança (Toquinho)
INTRODUÇÃO
A Educação Infantil é a primeira etapa da Educação Básica, ela é a base para o desenvolvimento integral do ser humano. Para isso, é necessário compreendermos as necessidades da criança, estimulá-la e, acima de tudo, contribuirmos para que ela se desenvolva harmonicamente, guardando para a vida adulta uma imagem positiva de si mesma. Posto que, é difícil para um adulto ser feliz, se na sua infância lhe for negado o amor e o direito de poder se desenvolver dentro de uma Instituição escolar, com todas as condições que a lei lhe assegura.
A Educação Infantil assume
atualmente um papel fundamental na vida da criança, uma vez que, tem aumentada
a responsabilidade social da Instituição Infantil, tendo em vista os desafios
do mundo contemporâneo na construção desses pequenos e futuros cidadãos, que
deverão tornar-se conscientes de suas responsabilidades para com o mundo,
permitindo o exercício ativo de sua cidadania.
Nesse sentido, não se pode improvisar as ações
que nortearão todo esse processo educativo. É imperativo, portanto, que todas
as ações sejam planejadas de forma conjunta e articuladas, sendo esta a maior
função do coordenador pedagógico, no sentido de minimizar as possíveis
dificuldades apontadas no processo educativo, possibilitando que a Educação
infantil cumpra sua missão, diante das exigências do cuidar e educar com
qualidade, nesse universo escolar infantil.
JUSTIFICATIVA
A Creche e Pré-Escola Mundo Feliz, cumprindo com sua missão de cuidar e educar junto à equipe gestora, concretiza o seu plano de ação pedagógica, por considerar que este permite traçar caminhos para a prática educativa, no qual podemos definir objetivos e propor meios para que estes possam ser atingidos, durante o ano letivo de 2012, prevendo o futuro e propondo soluções práticas para os problemas que, certamente, surgirão no decorrer do caminho. Vale ressaltar que este plano é flexível, podendo ser alterado de acordo com as necessidades reais da instituição e de toda clientela nela atendida.
OBJETIVOS GERAIS:
- Acompanhar o processo de ensino-aprendizagem
atuando junto ao corpo docente e discente, fornecendo subsídios com vistas
à melhoria do processo educativo.
·
Promover um clima escolar favorável à aprendizagem,
visando um eficiente desempenho dos profissionais da educação em seu trabalho
didático pedagógico e consequentemente uma eficiente aprendizagem escolar.
AÇÕES
ESTRATÉGICAS:
·
Reuniões para elaboração
das atividades que nortearão a Semana Pedagógica;
·
Encontros para a elaboração do plano de ação;
·
Participação ativa na Semana Pedagógica;
·
Elaboração do planejamento quinzenal;
·
Elaboração do
planejamento anual;
·
Elaboração do regimento escolar;
·
Implementação da rotina pedagógica;
·
Participação nas reuniões de pais e mestres;
·
Orientação e
acompanhamento sobre o preenchimento dos diários de classe e relatórios;
·
Orientação aos
professores em conjunto ou individual;
·
Realização de palestra e oficinas com os pais dos
alunos;
·
Acompanhar o desempenho acadêmico dos alunos
através, de registros orientando os docentes para a criação de atividades
diferenciadas e direcionadas aos que tiverem desempenho insuficiente;
·
Implementação de Projetos
a serem trabalhados na escola;
·
Acompanhamento e
avaliação dos projetos;
·
Incentivar e prover
condições para viabilização de projetos de leitura, envolvendo contos infantis;
·
Realizar visitas nas salas de aula para acompanhar
a dinâmica pedagógica e a interação professor-aluno, procurando ajudá-los nas
dificuldades, caso necessitem;
·
Realização de formação continuada em serviço com os
profissionais da educação;
·
Atualização do Regimento Escolar;
·
Realização de palestra e oficinas com os pais dos
alunos;
·
Acompanhamento da execução da rotina pedagógica
diária.
PROJETOS
PEDAGÓGICOS
· Projeto reciclagem;
·
Projeto higienização do nosso corpo;
·
Projeto meio ambiente;
ATIVIDADES
CÍVICAS
·
Emancipação política da cidade;
·
Datas
comemorativas mais significativas;
AVALIAÇÃO
A avaliação consiste em
acompanhar o trabalho progressivo e cooperativo entre os atores da Creche e
Pré-Escola Mundo Feliz, de forma integrada a fim de resolver as dificuldades
que interferem no processo ensino-aprendizagem. A avaliação se processará de
forma contínua e progressiva, através
de análise do presente plano de ação para verificar se os objetivos foram
alcançados.
CRONOGRAMA
DE EXECUÇÃO DAS ATIVIDADES
AÇÕES
ESTRATÉGICAS
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MESES
/ANO
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Reuniões para
elaboração das atividades que nortearão a Semana Pedagógica;
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fev
x
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mar
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abr
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mai
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jun
|
jul
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agos
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set
|
out
|
nov
|
dez
|
anual
|
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Encontros
para a elaboração do plano de ação;
|
x
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Participação ativa na Semana Pedagógica;
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x
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Elaboração de planejamento
anual quinzenal;
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x
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x
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Implementação da rotina
pedagógica;
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x
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Participação nas reuniões de
pais e mestre;
|
x
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Orientação e acompanhamento sobre o preenchimento do diário de classe
e relatórios;
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x
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Orientação aos professores em
conjunto ou individual;
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x
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Acompanhar o desempenho
acadêmico dos alunos, através de registros orientando os docentes para
criação de atividades diferenciadas aos que tiverem desempenho insuficiente;
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x
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Implementação de projetos
pedagógicos a serem trabalhados na escola (Projetos: reciclagem, Higienização
do nosso corpo e meio ambiente)
|
x
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Acompanhamento e avaliação dos
projetos;
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x
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Incentivar e prover condições
para viabilização de projetos de leitura em sala de aula, envolvendo contos
infantis;
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x
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Realizar visitas nas salas de
aula para acompanhar a dinâmica pedagógica e a interação professor aluno;
procurando ajudá-los nas dificuldades, caso necessitem;
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x
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Realização de formação
continuada, em serviço com os profissionais da educação.
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x
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Atualização do Regimento
Escolar.
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x
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Realização de palestra e
oficinas com os pais dos alunos
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Acompanhamento da execução da
rotina pedagógica diária
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x
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BRASIL. Referencial Curricular Nacional para
a Educação Infantil/
Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação Fundamental, -
Brasília: MEC/SEF, v. 3. 1998.
ALMEIDA, Laurinda Ramalho e PLACO, Vera Maria Nigro de Souza ( orgs.) O Coordenador pedagógico e o espaço de
mudança. Edições Loyola, São Paulo, 2001.
http://valeriaattayde.blogspot.com.
Acessado em 09/02/2012
ROTINAS PEDAGÓGICAS O QUE É? E COMO SE ORGANIZA?
Fundamentado em: Barbosa. In Rotinas na Educação Infantil Artmed. 2007
ROTINAS PEDAGÓGICAS O QUE É? E COMO SE ORGANIZA?
A rotina pedagógica e compreendida como uma categoria pedagógica da educação infantil que opera como a estrutura básica organizadora da vida coletiva diária em um certo tipo de espaço social: creches ou pré -escolas, fornecendo a sequência das atividades diárias. Ou seja, fazem parte das rotinas todas aquelas atividades que são recorrentes ou reiterativas na vida cotidiana coletiva.
Para isso, a rotina na sua constituição, utiliza-se de elementos que possibilitam a sua manifestação, como o organização do ambiente, os usos do tempo, a seleção e a delimitação das atividades. Percebe-se também, a ação das rotinas como constituidoras de subjetividades, posto que através da rotina também trabalha-se a formação do eu da criança, modelando-a para exercer ações futuras de cidadania.
ROTINA ADOTADA NA CRECHE E PRÉ-ESCOLA MUNDO FELIZ
Rotina pedagógica Pré - II
Rotina pedagógica - Pré I
Bom eu amei essa rotina para a sala pois como será a primeira vez que trabalho com a ed. infantil preciso me informar de como é uma rotina da ed. infantil, e essa rotina a cima já me ajudou bastante. Gabriele São Pedro da Aldeia. RJ
ResponderExcluirObrigada, pela interação. Fiquei feliz por vc. mencionar que o conteúdo sobre rotinas pedagógicas de certa forma, contribuiu para a sua atuação na educação infantil. Essa rotina foi implantada o ano passado. Foi elaborada com base na pesquisa realizada pela a autora Maria Carmen Silveira Barbosa, que tem como objeto de pesquisas as rotinas na educação infantil.
ExcluirAo concluir, a autora sugere uma ressignificação nas rotinas escolares. Então, a coordenação ( Ilza e Fátima) em análise de o conteúdo do livro ( Por Amor e Por Força Rotinas na educação Infantil) da supracitada autora, partimos então, para a construção da nossa rotina pedagógica.
Todos os educadores aprovaram e colocaram em prática. Continuaremos este ano com a mesma, sem nenhuma alteração. A rotina como categoria pedagógica visa valorizar o tempo a planejar o pedagógico e fazer a criança sistematizar o conhecimento através sequencialização de atividades de forma rotineira. Não a vejo como forma estanque e fragmentada uma vez que é interdisciplinar. Estaremos voltando com as postagens pedagógicas logo no início do ano Letivo. E desta vez, em novo endereço, estou me referindo as novas instalações da creche modelo do pro-infância.
Estou disponibilizando o meu endereço eletrônico: antoniailzafreitas@hotmail.com caso queira comunicar-se comigo é bem vinda esta interação.