domingo, 28 de outubro de 2012

Aconteceu em Natal nos dias 23/24/10, o Seminário Estadual de Educação Infantil, concretizando a Proposta Pedagógica da Unidade do proinfância de Riacho da Cruz e de outros municípios.

O evento em questão trazia em tese o tema- Seminário Estadual de Educação infantil: fortalecendo as políticas municipais de educação infantil, realizou-se no auditório do Hotel Imirá Plaza em Natal. À frente deste evento encontrava-se a professora Esp. Fátima Simas Malheiro, consultora da COEDI/SEB/MEC que realizou a capacitação para a elaboração da Proposta Pedagógica para a Educação infantil nos Municípios.  
Durante dois dias do evento foram realizadas conferência, mesa redonda, palestra, oficinas e roda de conversa. Para tanto, contou-se com a participação da ilustre escritora profa. Dra. Zilma de Moraes Ramos de Oliveira, profa. Ms. Mariana Roncorat - pesquisadora da UNIRIO e profa. da PUC-Rio, profa. Ms. Elaine Luciana Sobral – SME de Ceará Mirim, profa. Dra. Naire Jane Capistrano – Núcleo de Educação da infância – NEI/CAp/UFRN, profa. Dra. Damaris Maranhão, profa. Dra. Lucimar Rosa Dias - Universidade Federal do Mato Grosso do Sul.
O processo de elaboração da proposta pedagógica edificou-se por meio de muitos encontros, estudos e reflexões da equipe de professores, funcionários e de outros coparticipantes como: pais, comunidade e membros do Conselho de Educação Municipal.
Na verdade, o tempo de elaboração foi muito curto, contrariando o tempo defendido  por alguns autores  que sugerem até dois anos para  elaboração de uma proposta pedagógica. Mas, o tempo breve para a nossa elaboração imposta pelo MEC. não a eximiu de apresentar-se como uma “excelente” proposta, assim adjetivou Fátima Simas e  solicitou que fosse enviada para ser publicada no site do Mec. Estaremos enviando em breve, com muita altivez pelo nosso trabalho.

Veja o Registro fotográfico
abertura oficial do evento, à direita a consultora Fátima Simas


Escritora Zilma de Moraes sentada à mesa, discorrendo  sobre o tema- A importância do jogo sinmbólico na educação infantil
Dizia Zilma" não é o brinquedo caro que vai determinar uma melhor aprendizagem, mas o encaminhamento que o professor dará para a realização de tal atividade".
a brincadeira proporciona a criança realizar desejos não realizavéis no plano real.
Palestrante profa. Dra. Lucimar Rosas Dias, trazendo o tema: práticas promotoras de igualdade na educação infantil

Fátima Simas e Dra. Lucimar

realização de oficinas estratégias pedagógicas com bebês, ministrada pela professora do NEI Cibele Lucena
Apresentação dos trabalhos realizados durante a oficina

 almoçando com todos participantes
 hotel a beira mar, lugar ideal  para contemplarmos a praia depois de um longo dia de trabalho
professora Ilza curtindo a tranquilidade que o mar nos oferece quando estamos a contemplá-lo
Sentadas à beira da piscina
bela vista!!!



Nenhum comentário:

Postar um comentário