PLANO DE AULA SEMANAL
PRÉ - II
CONTEMPLANDO TODA A ROTINA PEDAGÓGICA
ü Acolhida;
ü Chamadinha
ü Calendário;
ü Escolha do ajudante do dia;
ü Correção do dever de casa;
ü Roda de conversa;
ü Pergunta as crianças como estão; como foi o final de semana; ouvi-las atentamente; incentiva-los a falar; introduzir os conteúdos a serem estudados;
ü Desjejum;
ü Relaxamento;
ü Utilização de som e CD com música apropriada.
Ø OBJETIVOS:
o Identificar a letra H no inicio das palavras;
o Ler e escrever a família silábica letra H;
o Reconhecer palavras que iniciam com a letra H;
o Reconhecer a importância da higiene corporal;
o Reconhecer os animais como seres vivos;
o Identificar os seres vivos e elementos não vivos;
o Reconhecer os numerais de 1 a 14;
o Representar através de recorte e colagem;
o Desenhos e materiais concretos de 1a 14;
o Identificar animais que mamam, voam, rastejam e nadam;
o Representar através de movimentos corporais uma característica especifica de alguns animais.
o Família silábica da letra H;
o Leitura e interpretação oral;
o Higiene do corpo;
o Seres vivos e elementos não vivos;
o Animais;
o Numerais de1 a 14;
o Desenho;
o Dança;
o Imitação.
· Levantamento do conhecimento prévio;
· Leitura do texto: Haroldo de Graça Batituci;
· Exploração do texto lido;
· Interpretação oral do texto;
· Entregar os cadernos as crianças e pedir que represente através de desenhos as repostas das seguintes perguntas;
- Quem é Haroldo? ;
- Haroldo não faz a higiene de quê? ;
- O que Haroldo vive chupando para esconder o seu mau hálito? ;
- Quem não quis conversar com Haroldo? ;
· Após os alunos responderem as questões com desenho o professor escreve a resposta no quadro e pede que as crianças escrevam no caderno, relacionando com o desenho que ele faz;
· Conversa informal sobre a importância da higiene corporal para uma vida saudável.
· Higiene das mãos;
· Merenda;
· Hora da leitura;
- Leitura informativa sobre o animal Hipopótamo.
· Hora do Brincar;
- Utilizar as brincadeiras de sala e deixar que as crianças brinquem livremente.
· Atividade diversificada;
- Distribuição de livros literários para as crianças manusearem e farem sua própria leitura.
· Entrega do dever de casa;
· Saída.
TERÇA-FEIRA
Seguir a Rotina
# Desenvolver os seguintes procedimentos metodológicos:
ü Na roda de conversa retornar os conteúdos do dia anterior;
ü Apresentações de fichas com a palavra HIPOPOTAMO, de forma e cursiva;
ü Reconhecimento dos animais como seres vivos, o que precisamos para viver;
ü Exposição de cartazes para a identificação dos seres vivos e elementos não vivos;
ü Entregar os cadernos e materiais necessários para recorte e colagem de seres vivos e elementos não vivos.
# Hora da Leitura:
ü Alice no Pais das Maravilhas;
ü Comentários da história lida.
ü Brincadeiras de roda e brinquedos contado.
ü Assistir o filme: Alice no Pais das Maravilhas;
ü Pedir que as crianças comentem o filme;
ü Nomeie oralmente seres vivos e elementos não vivos.
ü Saída.
v QUARTA-FEIRA
Seguir a Rotina
# Desenvolver os seguintes procedimentos:
- Na roda de conversa, após as crianças falarem do seu cotidiano, utilizar as fichas com a letra H e a família silábica para a retornada do conteúdo em estado.
- Apresentação de figuras e palavras começadas com a letra H;
- Pedir que as crianças recorte e cole no caderno figuras e palavras começadas com a letra H; depois numere as figuras e palavras que colaram;
- Utilização de materiais concretos para a representação dos numerais de 1 a 14; Depois cola no caderno e numera-las.
# Hora da Leitura:
ü Leitura do poema: A Cobra Banguela de Guido Heleno;
ü Conversa informa sobre o poema lido.
ü Amarelinha.
# Atividade Diversificada:
ü Levar as crianças para o espaço lúdico e interativo de aprendizagem.
ü Saída.
v QUINTA-FEIRA
Seguir a Rotina
# Desenvolver os seguintes procedimentos:
- Conversa informal sobre as características de alguns animais.
- Dividir a turma em grupos, distribuir matérias para recorte e colagem de animais:
· Que mamam
· Que voam
· Que rastejam
· Que nadam
- Pedir que as crianças imitem o som que alguns animais emitem.
- Apresentação da música:
E em seguida fazer um circulo com as crianças para dançarem e demonstrarem através de movimentos corporais uma característica especifica de cada animal representado na música.
- Atividades xerografadas
# Hora da leitura
· Maria Gomes e os cavalinhos mágicos ( História do folclore brasileiro )
· Pedir que as crianças ilustre as personagens do texto e escreva os seus nomes, do jeito que souberem.
# Hora do brincar
· Jogos e quebra-cabeça
· Atividade diversificada
· Regar as hortas
· Saída
v SEXTA-FEIRA
Seguir a rotina
- Procedimentos metodológicos
· Conversa informal sobre os conteúdos estudados durante a semana
· Utilização dos cartazes confeccionados para a exploração dos conteúdos estudados para revisa-los
· Atividades xerografadas
# Hora da leitura
· Os três porquinhos ( adaptação: John Malam )
· Interpretação oral do texto
· Pedir que as crianças ilustre o trecho do texto que mais gostarem.
# Hora do brincar
· Levar para a sala peças de roupas, calçados e acessórios e pedir que as crianças soltem a imaginação e brinquem de faz de conta.
- Atividade diversificada
· Passeio próximo a escola para apreciar os seres vivos e elementos não vivos
· Conversa informal sobre o passeio
- Entrega do dever de casa
- Saída .
· Avaliação
- A avaliação será realizada mediante a observação do desempenho das crianças e participação nas atividades desenvolvidas.
ResponderExcluirAmei seu blog é muito fofo e me ajudou bastante
Veja também:
ALFABETIZAÇÃO
Atividades de alfabetização para imprimir
Alfabeto colorido para imprimir
Alfabeto turma da mônica ilustrado
FAMILIAS SILÁBICAS
Famílias silábicas ilustradas
Famílias silábicas coloridas para imprimir
Atividades famílias silábicas
Cartazes com todas as famílias silábicas
VOGAIS
Vogais para cobrir (Caligrafia)
Vogais ilustradas
Exercícios com as vogais para imprimir
Atividades para o EJA feitas para imprimir