sábado, 13 de outubro de 2012

Plano de aula da letra H envolvendo os eixos de trabalho - Pré II

PLANO DE AULA SEMANAL
PRÉ -  II
CONTEMPLANDO TODA A ROTINA PEDAGÓGICA

ü Acolhida;
ü Chamadinha
ü Calendário;
ü Escolha do ajudante do dia;
ü Correção do dever de casa;
ü Roda de conversa;
ü Pergunta as crianças como estão; como foi o final de semana; ouvi-las atentamente; incentiva-los a falar; introduzir os conteúdos a serem estudados;
ü Desjejum;
ü Relaxamento;
ü Utilização de som e CD com música apropriada.

Ø OBJETIVOS:
o  Identificar a letra H no inicio das palavras;
o  Ler e escrever a família silábica letra H;
o  Reconhecer palavras que iniciam com a letra H;
o  Reconhecer a importância da higiene corporal;
o  Reconhecer os animais como seres vivos;
o  Identificar os seres vivos e elementos não vivos;
o  Reconhecer os numerais de 1 a 14;
o  Representar através de recorte e colagem;
o   Desenhos e materiais concretos de 1a 14;
o  Identificar animais que mamam, voam, rastejam e nadam;
o  Representar através de movimentos corporais uma característica especifica de alguns animais.
 Ø CONTEÚDOS:
 o  Letra H;
o  Família silábica da letra H;
o  Leitura e interpretação oral;
o  Higiene do corpo;
o  Seres vivos e elementos não vivos;
o  Animais;
o  Numerais de1 a 14;
o  Desenho;
o  Dança;
o  Imitação.
 Ø DESENVOLVIMENTO METODOLÓGICO:
 v SEGUNDA-FEIRA:
·      Levantamento do conhecimento prévio;
·      Leitura do texto: Haroldo de Graça Batituci;
·      Exploração do texto lido;
·      Interpretação oral do texto;
·      Entregar os cadernos as crianças e pedir que represente através de desenhos as repostas das seguintes perguntas;
- Quem é Haroldo? ;
- Haroldo não faz a higiene de quê? ;
- O que Haroldo vive chupando para esconder o seu mau hálito? ;
- Quem não quis conversar com Haroldo? ;
·      Após os alunos responderem as questões com desenho o professor escreve a resposta no quadro e pede que as crianças escrevam no caderno, relacionando com o desenho que ele faz;
·      Conversa informal sobre a importância da higiene corporal para uma vida saudável.
·      Higiene das mãos;
·      Merenda;
·      Hora da leitura;
- Leitura informativa sobre o animal Hipopótamo.

·      Hora do Brincar;
- Utilizar as brincadeiras de sala e deixar que as crianças brinquem livremente.

·      Atividade diversificada;
- Distribuição de livros literários para as crianças manusearem e farem sua própria leitura.

·      Entrega do dever de casa;
·      Saída.


TERÇA-FEIRA
Seguir a Rotina

# Desenvolver os seguintes procedimentos metodológicos:
ü Na roda de conversa retornar os conteúdos do dia anterior;
ü Apresentações de fichas com a palavra HIPOPOTAMO, de forma e cursiva;
ü Reconhecimento dos animais como seres vivos, o que precisamos para viver;
ü Exposição de cartazes para a identificação dos seres vivos e elementos não vivos;
ü Entregar os cadernos e materiais necessários para recorte e colagem de seres vivos e elementos não vivos.

# Hora da Leitura:
ü Alice no Pais das Maravilhas;
ü Comentários da história lida.
 # Hora de Brincar:
ü Brincadeiras de roda e brinquedos contado.
 # Atividade Diversificada:
ü Assistir o filme: Alice no Pais das Maravilhas;
ü Pedir que as crianças comentem o filme;
ü Nomeie oralmente seres vivos e elementos não vivos.
 # Entrega do Deve de Casa:
ü Saída.

v QUARTA-FEIRA
Seguir a Rotina

# Desenvolver os seguintes procedimentos:
- Na roda de conversa, após as crianças falarem do seu cotidiano, utilizar as fichas com a letra H e a família silábica para a retornada do conteúdo em estado.
- Apresentação de figuras e palavras começadas com a letra H;
- Pedir que as crianças recorte e cole no caderno figuras e palavras começadas com a letra H; depois numere as figuras e palavras que colaram;
- Utilização de materiais concretos para a representação dos numerais de 1 a 14; Depois cola no caderno e numera-las.

# Hora da Leitura:
ü  Leitura do poema: A Cobra Banguela de Guido Heleno;
ü  Conversa informa sobre o poema lido.
 # Atividades Xerografada.
 # Hora do Brincar:
ü  Amarelinha.

# Atividade Diversificada:
ü  Levar as crianças para o espaço lúdico e interativo de aprendizagem.
 # De volta a sala de aula, entrega o dever de casa.
ü  Saída.


v QUINTA-FEIRA
Seguir a Rotina

# Desenvolver os seguintes procedimentos:
- Conversa informal sobre as características de alguns animais.
- Dividir a turma em grupos, distribuir matérias para recorte e colagem de animais:
·         Que mamam
·         Que voam
·         Que rastejam
·         Que nadam

- Pedir que as crianças imitem o som que alguns animais emitem.
- Apresentação da música:
E em seguida fazer um circulo com as crianças para dançarem e demonstrarem através de movimentos corporais uma característica especifica de cada animal representado na música.
- Atividades xerografadas
# Hora da leitura
·         Maria Gomes e os cavalinhos mágicos ( História do folclore brasileiro )
·         Pedir que as crianças ilustre as personagens do texto e escreva os seus nomes, do jeito que souberem.
# Hora do brincar
·         Jogos e quebra-cabeça
·         Atividade diversificada
·         Regar as hortas
·         Saída
v SEXTA-FEIRA
Seguir a rotina

- Procedimentos metodológicos
·         Conversa informal sobre os conteúdos estudados durante a semana
·         Utilização dos cartazes confeccionados para a exploração dos conteúdos estudados para revisa-los
·         Atividades xerografadas
# Hora da leitura
·         Os três porquinhos ( adaptação: John Malam )
·         Interpretação oral do texto
·         Pedir que as crianças ilustre o trecho do texto que mais gostarem.
# Hora do brincar
·         Levar para a sala peças de roupas, calçados e acessórios e pedir que as crianças soltem a imaginação e brinquem de faz de conta.
- Atividade diversificada
·  Passeio próximo a escola para apreciar os seres vivos e elementos não vivos
·  Conversa informal sobre o passeio
- Entrega do dever de casa
- Saída .

·         Avaliação
- A avaliação será realizada mediante a observação do desempenho das crianças e participação nas atividades desenvolvidas.

 ELABORADO PELA COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA

Um comentário: