segunda-feira, 30 de julho de 2012

PROJETO: EDUCANDO E PRODUZINDO HORTALIÇAS NA ESCOLA


SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA

RIACHO DA CRUZ-RN

CRECHE E PRÉ-ESCOLA MUNDO FELIZ

PROJETO: EDUCANDO E PRODUZINDO HORTALIÇAS NA ESCOLA

PÚBLICO ALVO: TURMAS:  MATERNAL I e II – PRÉ I e II



CARACTERIZAÇÃO DA INSTITUIÇÃO



A Creche e Pré-Escola Mundo Feliz tem como entidade mantenedora a Secretaria Municipal de Educação do município de Riacho da Cruz-RN, localiza-se na zona urbana à Avenida São Pedro, No. 885. Construída em uma grande área bastante arborizada.  Atende uma clientela de 205 alunos, distribuídos em oito turmas, funcionando nos turnos matutino e vespertino, tendo como finalidade principal o desenvolvimento integral da criança a partir de um ano e seis meses a seis anos de idade, visando um trabalho produtivo, atendendo em todos os aspectos, desde o físico, o psicológico, o intelectual ao social, complementando-se com a ação familiar.

DURAÇÃO DO PROJETO

  Considerando suas especificidades é compreendido como uma atividade continuada, haja vista que não existe tempo de duração, uma vez que a cada ano, alunos veteranos e alunos que constituem as novas turmas darão continuidade ao projeto.


JUSTIFICATIVA

O Projeto Educando e Produzindo Hortaliças na Creche e Pré-Escola Mundo Feliz, surge pela necessidade de estimular na criança a formação de hábitos de consumo de verduras e hortaliças tendo em vista que, na verdade a cultura de uma boa alimentação, a base de verduras e hortaliças pouco se faz presente na  infância. Para a efetivação desse projeto, contamos com dois grandes canteiros, já construídos em uma grande área física, de boa ventilação e luminosidade solar, dispondo de um grande reservatório de armazenamento de água, vinda do sistema de abastecimento público suficientemente, para manter as verduras e hortaliças irrigadas para que elas possam progredir e atender a demanda da alimentação escolar. E ao mesmo tempo, os executores desse trabalho promoverão os ensinamentos às crianças de como cuidar da natureza, firmando na mente destes pequenos conceitos de sustentabilidade.

Em fim, cumprindo a sua função social, a escola deve contribuir com ações, gerando possibilidades de trazer para dentro da escola e dos debates com a comunidade a complexidade e os desafios relacionados à cultura de hábitos alimentares saudáveis, colocando em prática a relação sustentável com o ambiente através da implantação da horta à medida que irá utilizando de uma prática pedagógica promotora de múltiplas aprendizagens.


OBJETIVO GERAL:

O Projeto Educando e Produzindo Hortaliças na Escola visa à restauração das hortas da Creche e Pré-Escola Mundo Feliz para efetivação de plantios de verduras e hortaliças.
E, com isso, garantir a inserção de mais hortaliças na alimentação escolar e na vida familiar, levando os educandos a consumir os alimentos de forma adequada, saudável e segura. Valorizando assim, o meio ambiente, no sentido de reconhecer os seus devidos cuidados. Além disso, propõe viabilizar ações pedagógicas, que venham explorar as diversas formas de aprender.
 OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

·         Despertar o interesse das crianças para o cultivo de horta e conhecimento do processo de germinação;

·         Dar oportunidade aos alunos de aprender a cultivar plantas utilizadas como alimentos;

·         Conscientizar da importância de estar saboreando um alimento saudável e nutritivo;

·         Diminuir os gastos com a alimentação escolar;

·         Degustação do alimento semeado, cultivado e colhido;

·         Criar, na escola, uma área verde produtiva pela qual, todos se sintam responsáveis;

·         Permitir a colaboração das crianças, enriquecendo seus conhecimentos;

·         Oferecer oportunidades as crianças para que elas motivem seus pais, para a inserção de hortaliças na alimentação do seu dia a dia;

·         Fornecer vitaminas e minerais importantes à saúde dos alunos;

·         Construir a noção de que o equilíbrio do ambiente é fundamental para a sustentação da vida em nosso planeta;

·         Levar as crianças a conhecer fontes de vitaminas presentes nas hortaliças.

METODOLOGIA

                O preparo para a implementação das hortas na escola, conta com o apoio logístico da Secretaria de Educação do município. Iniciando-se no primeiro momento com a restauração de antigos canteiros que já existem na escola, com a efetivação da limpeza da área do entorno destes canteiros. Depois de restaurados devem ser colocados insumos e adubação para a semeadura das hortaliças que devem ser feitas pelos funcionários da escola e acompanhadas pelas crianças, desde o plantio da semente e seu  processo de germinação  até as etapas do cultivo. Envolvendo assim, as crianças no plantio das sementes o educando aprende a plantar, a selecionar o que plantar, a planejar o plantio, a transplantar mudas, a regar, a cuidar e a colher o que plantou. Outro aprendizado importante é ensinar as crianças que para as plantas crescerem viçosas é necessário de água diariamente. No período de calor, são duas regas, uma de manhã bem cedo e outra no final da tarde e que recebam cinco horas de sol por dia.
 

HORTALIÇAS  SELECIONADAS PARA O PLANTIO

a)      Hortaliças Folhas – alface, couve, coentro, cebola de fio e repolho;

b)      Hortaliças Frutos – pimentão, pimentinha, pepino, quiabo.


MATERIAIS UTILIZADOS

·         Carrinho de mão

·         Enxadas

·         Adubo orgânico

·          Inseticida alternativos para matar insetos

·         Sementes

·         Regadores

·         Ancinho

·        

·         Luvas

·         Colher de jardineiro

·         Mangueira



SUGESTÃO DE ESTRATÉGIAS QUE PERMITEM TRABALHAR OS CONTEÚDOS NUMA FORMA INTERDISCIPLINAR (o professor deve adaptá-las   ao nível escolar da criança).

-Conversa informal para mostrar:

·         A importância do solo na reprodução de alimentos;

·         Os cuidados com a preparação do solo;

·         Alimentos e seu valor nutricional;

-Atividades xerografadas com ilustração de hortaliças para serem coloridas;

-Construção de dominó com figuras de hortaliças;

- Trazer de casa diversas receitas com hortaliças (pesquisa);

- Comparar as dimensões dos canteiros (maior/menor, mais alto/mais baixo) e figuras geométricas;

-Reconhecer as hortaliças cultivadas, bem como nomeá-las corretamente; (Treino de escrita)

- Observar o desenvolvimento de um ser vivo;

- Preparo de saladas em sala de aula pelas as crianças;

- Palestra proferida por uma nutricionista aos pais, sobre alimentação saudável;

- Exibição de vídeos para as mães sobre alimentação saudável.

-Produção semanalmente de registro individual por meio de desenho ou escrita do estágio do desenvolvimento que a planta se encontra;

- Usar luvas nas crianças para que elas mexam na horta, estimulando o desenvolvimento da sua capacidade motora;

-Exploração da percepção das crianças sobre a textura do solo, cheiro e umidade;

-Registro fotográfico do crescimento das hortaliças para as crianças comparar o processo de crescimento das hortaliças.


AVALIAÇÃO

A avaliação é fator imprescindível na execução do projeto. Para sua sustentabilidade e alcance dos objetivos propostos, o projeto precisa ser continuamente pensado e a cada momento renovado e aperfeiçoado, tornando-se mais consistente.

ELABORADORES DO PROJETO:
 
Coordenação pedagógica

Antonia Ilza freitas
Maria de Fátima Varélia



REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

Horta Nina. Vamos Comer  Da viagem das merendeiras, crônicas e conversas.

Educação Alimentar no currículo Escolar. Editora: ME - 2002


http://pt.scribd.com/doc/7050851/Projeto-a-Horta-Na-Escola



















Um comentário:

  1. Quero parabenizar pela coragem e pela obsessão do acreditar nas ideias e nas ações do fazer, fazendo e acima de tudo buscando orientação e encaminhamento para um bem estar social, pois, o futuro destes pequenos que fará a diferença para um mundo melhor.

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