segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Recreação infantil na Creche e Pré-escola Mundo Feliz, atende as contribuições teóricas froebeliana

Assim, como Froebel preconizava que as brincadeiras no ensino infantil são o primeiro recurso no caminho da aprendizagem, não sendo vistas apenas como diversão, mas como um modo de criar representações do mundo concreto com a finalidade de entendê-lo.
 Corroborando com tal pensamento, a Creche e Pré-Escola Mundo Feliz, através de sua pedagogia recreativa efetivada na rotina às sextas-feiras, inclui de forma programada as mais variadas brincadeiras e músicas para o coletivo de aluno, expressando o reconhecimento da valorização pertinente à teoria froebeliana, o qual valoriza a música ao defender  que através  dela é possível despertar sentimentos que as palavras, muitas vezes, não conseguem expressar.
 Em sua pesquisa ele descreve como dava-se as brincadeiras, confirmando que seriam quase sempre, ao ar livre para que a turma interagisse com o ambiente. Todos os jogos que envolviam os dons começavam com as pessoas formando círculos, movendo-se e cantando, pois assim conseguiam atingir a perfeita unidade. Reafirmamos com o nosso trabalho recreativo a extrema importância da recreação na vida da criança, tanto no seu desenvolvimento motor, quanto no afetivo e social. Os jogos e brincadeiras se tornam um facilitador para que tudo aconteça de forma natural e,  ainda, de forma prazerosa. È dessa forma, que nós enquanto educadores infantis pensamos o educar para formação da cidadania, desse universo infantil do qual, estamos inseridos como educadores.

Este é um trabalho coletivo de professores e recreadores, realizando sempre um trabalho em equipe estamos melhorando constantemente!
Agradecemos pelo empenho!

Para saber mais sobe Froebel, este grande pensador, dada sua grande contribuição a educação, sobre seus estudos e aplicações práticas acerca dos Jardins de Infância, dos quais é considerado o iniciador.


 Encontre neste endereço...

 Divulgamos aqui álbuns que revelam a realização da recreação em nossa instituição









terça-feira, 15 de outubro de 2013

PARABENIZAMOS AS PROFESSORAS DA CRECHE E PRÉ-ESCOLA MUNDO FELIZ PELO DIA DO PROFESSOR


Em reverência aos nossos professores, prestamos nossas homenagens neste dia tão especial, data digna de reconhecimento, pelo o exercício de uma profissão que apesar, das agruras enobrece o professor. Pois, estes não se subjugam pelas dificuldades características de tão árduo ofício, segue em frente, lutando por uma educação melhor, mais crítica, menos reprodutora, procurando semear nas mentes infantis conceitos de valores humanos e acima de tudo, adequados à formação de cidadãos críticos e conscientes de seu papel na sociedade do futuro.
 A dedicação e o grande empenho de vocês, na missão de ser professor, fazem da nossa instituição Creche e Pré-Escola Mundo Feliz, um diferencial, na busca uma escola infantil de proficiência. Por isso,  queridos mestres, reforçamos nossas merecidas homenagens neste dia 15 de outubro, que é comemorado o Dia do Professor.
PARABÉNS !!!

Equipe pedagógica


Querido Mestre!

Trago-te um recado de muita gente.
Houve gente que praticou uma boa ação,
Manda dizer-te que foi porque Teu exemplo convenceu.
Houve alguém que venceu na vida,
E manda dizer-te que foi porque Tuas lições permaneceram.
E houve mais alguém que superou a dor,
E manda dizer-te que foi a lembrança de Tua coragem que ajudou.
Por isso é que és importante...
O Teu trabalho é o mais nobre,
De Ti nasce à razão e o progresso.
A união e a harmonia de um povo!
E agora... Sorria! Esqueça o cansaço e a preocupação,
Porque há muita gente pedindo a Deus para que você seja muito Feliz!!!
Parabéns pelo seu dia!!!
Um grande abraço a todas, professoras!

segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Alunos regam as hortas e acompanham o crescimento das hortaliças

Diariamente os alunos da Creche e Pré-Escola Mundo Feliz, “do maternal ao Pré Escolar” cuidam da horta, regando e acompanhando o crescimento. Os vegetais colhidos serão oferecidos às crianças nas refeições, incentivando a prática de uma alimentação cada vez mais saudável.  Pois, o consumo dos alimentos cultivados na horta é essencial para o desenvolvimento dos pequenos. Alem disso, os professores aproveitam esse espaço  para explorar de forma interdisciplinar os vários saberes que estão presentes no simples ato de cuidar da horta escolar.
Hoje foi o dia da criançada do Pré -I, mostrar  que sabem cuidar muito bem deses vegetais. 


coentro que já está sendo utilizado na comida dos pequenos











sexta-feira, 27 de setembro de 2013

SUPER DICAS DE AVALIAÇÃO PARA BERÇÁRIO

SUPER DICAS DE AVALIAÇÃO PARA BERÇÁRIO
Encontrei postado na net pela professora Márcia de Oliveira Soares, neste  endereço, (http://www.cantinhodaeducacaoinfantil.com.br/2008/05/modelo-para-avaliao-descritiva-avaliao.html#comment-form)

Achei muito interessante e estou divulgando em nosso blog. Para que os nossos leitores sintam-se também, parte desse universo, visto que fazemos parte desta comunidade escolar, somos pais, educadores, gestores, funcionários, em fim, somos todos atores desse processo educativo.

No texto...

A autora do texto abaixo, o inicia mostrando os aspectos a serem observados em uma avaliação educacional de forma mais ampla. Em seguida tece uma argumentação sobre o processo avaliativo na educação infantil, enfatizando alguns aspectos inerentes ao processo avaliativo. E conclui oferecendo algumas dicas de como avaliar e registrar nessa modalidade de ensino. (Berçário)

Boa leitura, é um ótimo texto!                                                                                                                               


Minha avaliação é ampla e eu procuro destacar sempre a área onde a criança mais se destaca.

Os itens a serem observados são muitos, mas podem ser sintetizados entre área motora, socioafetivo e cognitiva. Dentro destes três itens podem ser observados vários outros subitens. Ainda é possível agregar uma parte sobre o comportamento (higiene e saúde).
1. ASPECTOS FÍSICOS: expressão corporal, harmonia, equilíbrio, ritmo, coordenação, organização espacial ampla, uso e aplicação da força.

2. ASPECTOS SOCIAIS: interatividade, participação compartilhada, regras, disciplina, organização, trabalho em equipe, responsabilidade.

3. ASPECTOS EMOCIONAIS: experienciar muitos e novos sentimentos, desde a alegria das vitórias e conquistas até o sabor da derrota e da perda, sendo valorizada cada manifestação e expressão dos sentimentos.

DEIXO ABAIXO, UM TEXTO QUE FIZ SOBRE ESTE TEMA:

A AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Professor nenhum é dono de sua prática se não tem em mãos, a reflexão sobre a mesma. Não existe ato de reflexão, que não nos leve a constatações, dúvidas e descobertas e, portanto, que não nos leve a transformar algo em nós, nos outros e no mundo”                                                                                                    Madalena Freire
Avaliar na educação infantil tem como objetivo único acompanhar o desenvolvimento da criança, esta avaliação não poderá ser realizada como forma de medir conhecimentos, mas como ponto de partida para novas descobertas, servirá como diagnóstico das necessidades dos alunos, ao mesmo tempo em que será usada pela educadora como uma forma de nortear a sua prática, esta avaliação também deve fornecer aos pais, um relato da evolução das capacidades da criança. A avaliação será feita com base no acompanhamento, observação e registro do educador em relação ao desenvolvimento e progressos de seus alunos. Não deve possuir caráter rotulador ou quantitativo, deve sim, servir como fonte de reflexão e análise, para que possamos perceber até onde chegamos e o que ainda precisamos buscar.

Para o aluno a avaliação é apenas um modo de conhecê-lo melhor, suas habilidades e suas deficiências, para a educadora ela deve ser uma forma de percepção de sua prática e deve apontar modos de aprimorá-la, ao avaliar não devemos nos deter nesta ou naquela área, mas em todas as competências dos nossos pequenos. Para os pais ela é uma forma de acompanhamento dos progressos e das dificuldades apresentadas pelos pequenos, para que possam, junto com a escola e professora, buscar caminhos que favoreçam o desabrochar e o crescimento integral de seus filhos. É bom lembrar que, não existe uma forma padrão de avaliar o grupo, cada criança deve ser avaliada de forma individual, de acordo com suas competências, evoluções e dificuldades, cada aluno é parâmetro de si mesmo, por isso, quando estamos avaliando temos que nos livrar das comparações e dar ênfase aos progressos individuais.

Jussara Hoffmann afirma que, “ A avaliação em educação infantil precisa resgatar urgentemente o sentido essencial de acompanhamento do desenvolvimento infantil, de reflexão permanente sobre as crianças em seu cotidiano como elo da continuidade da ação pedagógica. O conhecimento de uma criança é construído lentamente, pela sua própria ação e por suas próprias idéias que se desenvolvem numa direção: para maior coerência, maior riqueza e maior precisão. Portanto, mediar a ação educativa, significa para o educador a abertura de entendimento a essas permanentes possibilidades, consciente de que as suas expectativas podem não corresponder às formas peculiares e próprias da criança responder às situações.” É comum ao professor padronizar os itens que serão avaliados e rotular alunos que não conseguem corresponder os objetivos propostos ou que não respondem de forma esperada as atividades sugeridas.

Qualquer parecer descritivo deve ter por detrás, um relatório que concentre as anotações referentes ao acompanhamento de cada criança , no contexto individual e nas suas relações com o meio. Vigotsky valorizava a linguagem escrita porque afirmava que ela era mais reflexiva do que a oral. Sendo a escrita uma representação da fala, ela exige uma reorganização do pensamento, uma maior reflexão e conexão entre as idéias defendidas. Portanto, os relatórios de avaliação representam a análise e a reconstituição da situação vivida pela criança na interação com o professor. Eles representam, ao mesmo tempo, reflexo, reflexão e abertura de novos possíveis.


DICA:

1 - Tenha sempre em mãos, um caderno que funcionará  como “diário de bordo” Para a anotações das observações. Não conte apenas com suas lembranças, pois nos esquecemos de detalhes.



2- Leia, entenda e reflita sobre as fases do desenvolvimento da linguagem, da fala, da escrita, do desenho, etc... pois, para avaliar é preciso entender como estes processos funcionam e como a criança elabora seu pensamento, do contrário, podemos fazer uma análise equivocada.

Informações necessários  para serem observados e registradas

Interação
Autonomia
Preferências
Colaboração
Como se comporta nas atividades
Como se relaciona com colegas/educadora
No que se destaca ( no pátio, na dança, nas atividades matemáticas, ativ. De linguagem, nas atividades artísticas ou musicais etc...)

1.Como chega à escola?

2.Como se adapta ao ambiente?

3.Como se alimenta?

4.Como brinca?

5.Como se relaciona: colegas/educadora

6.Como está se movendo?

7.Como se comunica?

8.Atende as solicitações da educadora?(guarda-guarda)

9.O que faz quando contrariado?

10.Identidade: Reconhece os colegas?

11.Se identifica pelo nome, sua imagem no espelho?

12.Gosta dos colegas e os identifica?

13.Tem capacidade de resolver conflitos e tomar iniciativas?

14.É crítica e criativa?Curiosa e inventiva?

15.É participativa e cooperativa?

quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Pais Brilhantes. " Dicas para se tornar um." resumo do livro de AUGUSTO CURY Pais / Brilhantes Professores / fascinantes

                   
               
        Resumo do livro de Augusto Cury-       Pais /  Brilhantes/ professores fascinantes                               
                                                     
 ( Somente a parte dos pais)
                                                          
         Educar é acreditar na vida, mesmo que derramamos lágrimas. Educar é ter esperança no futuro, mesmo que os jovens nos decepcionem no presente. Educar é semear com sabedoria e colher com paciência. Educar é ser um garimpeiro que procura os tesouros do coração.
                  
                            Para  onde caminha a juventude

         Há um mundo a ser descoberto dentro de cada criança e de cada jovem. Só não consegue descobri-lo quem está encarcerado dentro do seu próprio mundo.
         Nossa geração quis dar o melhor para as crianças e para os jovens. Sonhamos grandes sonhos para eles. Procuramos dar os melhores brinquedos, roupas, passeios, escolas. Não queríamos que eles andassem na chuva, se machucassem nas ruas, se ferissem com os brinquedos caseiros e vivessem as dificuldades pelas quais passamos.
         Colocamos uma televisão na sala. Alguns pais, com mais recursos, colocaram uma televisão e um computador no quarto de cada filho. Outros encheram seus filhos de atividades, matriculando-os em cursos de inglês, computação, música.
         Tiveram uma excelente intenção, só não sabiam que as crianças precisavam ter infância, que necessitavam inventar, correr riscos, frustrar-se, ter tempo para brincar e se encantar com a vida. Não imaginavam o quanto a criatividade, a felicidade a ousadia e a segurança do adulto dependiam das matrizes da memória e da energia emocional da criança. Não compreenderam que a TV, os brinquedos manufaturados, a internet e o excesso de atividades obstruíam a infância dos seus filhos.
         Criamos um mundo artificial para as crianças e pagamos um preço caríssimo. Produzimos sérias consequências no território da emoção, no anfiteatro dos pensamentos e no solo da memória deles. Vejamos algumas consequências.
                  
                   Obstruindo a inteligência das crianças e adolescentes

         Muitos jovens vivem alienados, não pensam no futuro, não tem garra e projeto de vida.
         Pais e filhos vivem ilhados, raramente choram juntos e comentam sobre seus sonhos, mágoas, alegrias e frustrações.
         As crianças e os jovens aprendem a lidar com fatos lógicos, mas não sabem lidar com fracassos e falhas.
         Os jovens são preparados para lidar com decepções? Não! Eles são treinados apenas para o sucesso. Viver sem problemas é impossível. O sofrimento nos constrói e nos destrói. Devemos usar o sofrimento para construir a sabedoria. Mas quem se importa com a sabedoria na era da informática?
         Nós nos tornamos máquinas de trabalhar e estamos transformando nossas crianças em máquinas de aprender.
         Com o tempo, crianças e adolescentes perdem o prazer nos pequenos estímulos da rotina diária.
         Eles precisam fazer muitas coisas para ter um pouco de prazer, o que gera personalidades flutuantes, instáveis, insatisfeitas. Temos uma indústria de lazer complexa. Deveríamos ter a geração de jovens mais felizes que já pisaram na Terra. Mas produzimos uma geração de insatisfeitos.
         A escola, também deixou de ser uma aventura agradável.

                             Estamos infomando e não formando

         Os jovens conhecem cada vez mais em que estão, mas quase nada sobre o mundo que são.
         A educação tornou-se seca, fria e sem tempero emocional. Os jovens raramente sabem pedir perdão, reconhecer seus limites, se colocar no lugar dos outros. Qual é o resultado?
         Nunca o conhecimento médico e psiquiátrico foi tão grande, e nunca as pessoas tiveram tantos transtornos emocionais e tantas doenças psicossomáticas. A depressão raramente atingia as crianças. Hoje há muitas crianças deprimidas e sem encanto pela vida. Pré-adolescentes estão desenvolvendo obsessão, síndrome do pânico, fobias, timidez, agressividade e outros transtornos ansiosos.
         Milhões de jovens estão se drogando. Não compreendem que as drogas podem queimar etapas da vida, levá-los a envelhecer rapidamente na emoção.
         É comum detectarmos não apenas adultos estressados, mas também jovens e crianças, Eles têm frequentemente dor de cabeça, gastrite, dores musculares, suor excessivo, fadiga constante de fundo emocional. Quanto pior for a qualidade da educação, mais importante será o papel da psiquiatria neste século.
Vamos assistir  passivamente à indústria dos antidepressivos e tranquilizantes se tornar uma das mais poderosas do século XXI? Vamos  observar passivamente nossos filhos serem vítimas do sistema social que criamos? O que fazer diante dessa problemática?

                     Procurando pais brilhantes e professores fascinantes

         As teorias não funcionam mais. Bons professores estão estressados e gerando alunos despreparados para a vida. Bons pais estão confusos e gerando filhos com conflitos.
         Atualmente não basta ser bom, pois a crise da educação impõe que procuremos a excelência.
         Um excelente educador não é um ser humano perfeito, mas alguém que tem serenidade para se esvaziar e sensibilidade para aprender.

                                               PARTE 1

          SETE HÁBITOS DOS BONS PAIS E DOS PAIS BRILHANTES

         Os filhos não precisam de pais gigantes, mas de seres humanos que falem a sua linguagem e sejam capazes de penetrar-lhes o coração.
         Bons pais dão presentes. Pais brilhantes dão o seu próprio ser.

         Bons pais atendem, dentro das suas condições, os desejos dos seus filhos. Fazem festas de aniversário, compram tênis, roupas, produtos eletrônicos, proporcionam viagens. Pais brilhantes dão algo incomparavelmente mais valioso aos filhos. Algo que todo o dinheiro do mundo não pode comprar: o seu ser, a sua história, as suas experiências, as suas lágrimas, o seu tempo.
         Você quer ser um pai ou uma mãe brilhante? Tenha coragem de falar sobre os dias mais tristes da sua vida com seus filhos. Tenha ousadia de contar sobre suas dificuldades do passado. Fale das suas aventuras, dos seus sonhos e dos  momentos mais alegres de sua existência. Humanize-se. Transforme a relação com seus filhos  numa aventura. Tenha consciência de que educar é penetrar um no mundo do outro.
         Muitos pais trabalham para dar o mundo aos filhos, mas se esquecem de abrir o livro da sua vida para eles. Infelizmente os seus filhos só vão administrá-los no dia em que eles morrerem. Por que é fundamental para a formação da personalidade dos filhos que os pais se deixem conhecer?
         Porque esta é a única maneira de educar a emoção e criar vínculos sólidos profundos.
         As experiências aprendidas são mais importantes do que as instintivas. Uma criança de sete anos é muito imatura e dependente de seus pais. O aprendizado depende do registro diário de milhares de estímulos externos ( visuais, auditivos, táteis) e internos ( pensamentos e reações emocionais) nas matrizes da memória. Anualmente arquivamos milhões de experiências. Diferentemente dos computadores , o registro em nossa memória é involuntário, produzido pelo fenômeno RAM ( registro automático da memória).

continue lendo...
     

sexta-feira, 13 de setembro de 2013

Palestra sob o tema Alimentação Saudável no contexto familiar reúne mães dos alunos da Creche e Pré-Escola Mundo Feliz


Nesta quinta-feira concretizou-se uma palestra sob o tema “Alimentação saudável no contexto familiar” ministrada pela nutricionista da secretaria de educação, doutora Amazille da Silva Nunes, tendo como público participante as mães dos alunos e algumas funcionárias da escola, onde foi enfocado a importância de uma alimentação saudável para as crianças no contexto familiar.  Esteve presente também técnicos de enfermagem  para desenvolver uma ação do Programa de Saúde na Escola –PSE, cuja ação foi realizada após a reunião, com aplicação de flúor nas crianças  desta escola 



























quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Patriotismo também é ensinado aos pequenos na semana da Pátria


Mesmo que os pequenos não saibam o significado da palavra independência, e nem sonham que um dia o Brasil já teve um príncipe é necessário que se adeque a esses pequenos uma contação de história vinculada a esse fato histórico. Para isso, o enredo deve apresentar um enfoque das histórias clássicas de príncipes e princesa, ou seja,  aquelas que começam com a célebre  frase Era Um vez... um Principezinho... assim contar toda a história da independência.
 Nesta sexta feira, dia 06/9 os professores da Creche e Pré- Escola Mundo Feliz realizaram atividades com os pequenos oportunizando o despertar  para o amor a Pátria.