segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Recreação infantil na Creche e Pré-escola Mundo Feliz, atende as contribuições teóricas froebeliana

Assim, como Froebel preconizava que as brincadeiras no ensino infantil são o primeiro recurso no caminho da aprendizagem, não sendo vistas apenas como diversão, mas como um modo de criar representações do mundo concreto com a finalidade de entendê-lo.
 Corroborando com tal pensamento, a Creche e Pré-Escola Mundo Feliz, através de sua pedagogia recreativa efetivada na rotina às sextas-feiras, inclui de forma programada as mais variadas brincadeiras e músicas para o coletivo de aluno, expressando o reconhecimento da valorização pertinente à teoria froebeliana, o qual valoriza a música ao defender  que através  dela é possível despertar sentimentos que as palavras, muitas vezes, não conseguem expressar.
 Em sua pesquisa ele descreve como dava-se as brincadeiras, confirmando que seriam quase sempre, ao ar livre para que a turma interagisse com o ambiente. Todos os jogos que envolviam os dons começavam com as pessoas formando círculos, movendo-se e cantando, pois assim conseguiam atingir a perfeita unidade. Reafirmamos com o nosso trabalho recreativo a extrema importância da recreação na vida da criança, tanto no seu desenvolvimento motor, quanto no afetivo e social. Os jogos e brincadeiras se tornam um facilitador para que tudo aconteça de forma natural e,  ainda, de forma prazerosa. È dessa forma, que nós enquanto educadores infantis pensamos o educar para formação da cidadania, desse universo infantil do qual, estamos inseridos como educadores.

Este é um trabalho coletivo de professores e recreadores, realizando sempre um trabalho em equipe estamos melhorando constantemente!
Agradecemos pelo empenho!

Para saber mais sobe Froebel, este grande pensador, dada sua grande contribuição a educação, sobre seus estudos e aplicações práticas acerca dos Jardins de Infância, dos quais é considerado o iniciador.


 Encontre neste endereço...

 Divulgamos aqui álbuns que revelam a realização da recreação em nossa instituição









Um comentário:

  1. Parabéns pelo trabalho, Recreadora muito desempenhada, siga sempre assim, Itamara você terá um futuro brilhante, juntamente com seu irmão e auxiliar, Idalecio ... que as vezes lhe faz raiva, mas sempre tem um bom resultado. Abraço.
    Parabéns.

    ResponderExcluir