sexta-feira, 24 de maio de 2013

Plano de aula explorando o uso de caixas pedagógicas para turma de berçário








Creche e Pré-Escola Mundo Feliz
Plano diário
Tempo de duração: de 10 a 15 minutos
 Berçário I e II
Professora: Zenilda
Auxiliar: Laene

Tema: Desafios psicomotores através do uso pedagógico de caixas vazadas.
     
Objetivo: Promover o desenvolvimento psicomotor das crianças, bem como sua autonomia, sensações e desenvolvimento da linguagem oral.

PROCEDIMENTO:

PRIMEIRO MOMENTO

Sentar com as crianças no chão em forma circular, apresentar a caixa vazada, falar sobre  como foi preparada para ser reutilizada. Explore as cores, mostre as formas das aberturas para a realização dos encaixes. Em seguida apresente o material de encaixe, fale mais uma vez sobre a reutilização das caixas menores ou vidros. Depois explique as crianças e demonstre como eles irão fazer para introduzir cada peça dentro da caixa.

SEGUNDO MOMENTO

Convide cada uma das crianças para inserir os objetos na caixa, deixe-o descobrir o espaço onde é possível introduzir os objetos. Caso consiga deverá receber elogios acompanhados de palmas e um sonoro parabéns. Caso as crianças não consigam demonstre para eles, mais uma vez a realização da tarefa. A atividade deverá prosseguir garantindo a participação de todos.

TERCEIRO MOMENTO
Pedir que as crianças recolham os objetos e com a participação  do professor  guardá-los na caixa. Depois guardar a caixa, onde as crianças não possam alcançar, para não perderem o interesse pela a atividade, pois será utilizada durante o ano letivo.

Avaliação:

Observar se as crianças realizaram a atividade com sucesso ou não.  E faça anotações. Proponha a realização desta atividade duas ou três vezes por semana. Vale também intensificar mais as atividades com desafios motores através de jogos e brincadeiras.







Nenhum comentário:

Postar um comentário