quinta-feira, 2 de agosto de 2012

plano de aula: letra B e sua família silábica


CRECHE E PRÉ-ESCOLA MUNDO FELIZ – RIACHO DA CRUZ/RN
PRÉ II
PLANO DE AULA – TEMPO ESTIMADO: 5 DIAS LETIVOS
EIXOS CONTEMPLADOS: Linguagens  Oral, Leitura e Escrita- Movimento- Artes Visuais- Matemática- Identidade e Autonomia- Música.


Elaboração: Coordenadoras pedagógicas

·           Objetivos:

- Conhecer a letra B e a sua família silábica, escrita com letra de imprensa e cursiva, maiúscula e minúscula;
- Traçar corretamente a letra B e a sua família silábica com letra de imprensa e cursiva;
- Identificar, dentro de um contexto, a letra B no início e no meio das palavras.

·           Conteúdo:

- Leitura;
- Interpretação de texto;
- Família silábica da letra B;
- Caligrafia;
- Desenho e pintura.

·           Procedimentos metodológicos:
- Levar para a sala de aula uma bola de futebol dentro de uma caixa enfeitada;
- Pedir que as crianças digam o que elas acham que tem dentro da caixa (As crianças podem pegar a caixa e balançarem na tentativa de adivinharem), em seguida abrir a caixa e revelar o que tem dentro;
- Entregar os cadernos as crianças e pedir que desenhe a bola e pinte;
 Apresentar uma ficha com a palavra bola e pedir que as crianças digam a letra inicial da palavra;
- Exposição e leitura da família silábica da letra B, escrita com letra de imprensa e cursiva;
- Mostrar as diferentes formas de escrever a letra B.



Cantar com as crianças a música da família silábica em estudo:

OLHA LÁ, SEU SERAFIM

ESTA LETRINHA FAZ ASSIM:
COM O A ELA FAZ   BA
COM O E ELA FAZ   BE
COM O I ELA FAZ    BI
COM O O ELA FAZ  BO
 COM O U ELA FAZ BU

BA  BE  BI BO  BU
ba  be bi bo  bu
ba be bi bo bu

- Escrever no quadro negro a palavra bola com as diferentes formas de letras (imprensa e cursiva);
- Pedir que as crianças respondam oralmente as seguintes perguntas:

·         Que tipos de bolas vocês conhecem?
·         De que materiais elas podem ser feitas?
·         Em que jogos e brincadeiras utilizamos a bola?
·         Vocês sabem o nome de alguém que ganham dinheiro para jogar bola?- Apresentação de um cartaz com diferentes tipos de bola e os nomes dos jogos ou brincadeiras que são utilizadas;


Ilustração do cartaz




-     Utilização de atividades xerografadas para que as crianças aprendam a tracejar a letra B e a sua família silábica;

- Recorte e colagem de palavras que contenham a família silábica da letra B;
- Realização de atividades de caligrafias com palavras que contem a letra B;
- Apresentação de vídeo da música: Eu tenho uma bonequinha assim, interpretada por Xuxa;
- Distribuição da letra da música para cada criança acompanhar a leitura da professora e realizar as seguintes questões:
·         Bater palma sempre que ouvirem o som da letra B;
·         Circular a letra B no texto;
·         Cantar e ilustrar cada estrofe da canção;
·         Responder as atividades xerografadas referentes à interpretação do texto.

- Entregar os cadernos as crianças e pedir que elas desenhem e pintem objetos cujos nomes comecem com a letra B e em seguida escrevam os nomes do jeito que souberem;
- Realização de atividades xerografadas para a identificação da letra de imprensa e a cursiva.

·           Avaliação:

A partir dos objetivos propostos o desempenho do aluno será avaliado quanto:
- A participação;
- Ao interesse;
- À criatividade;
- À execução de atividades orais e escritas.

 As atividades desse planejamento serão encaixadas dentro da rotina pedagógica.

1º Dia

·           Hora da leitura

- As borboletas:

Depois da leitura, entregar os cadernos e pedir que as crianças desenhe as borboletas e pinte-as de acordo com o texto.



2º Dia

·           A Bela Adormecida
- Conversa informal sobre a história lida.

3º Dia
·           Leituras de parlendas

Batalhão lhão lhão
Quem não entrar é um bobão
Abacaxi, xi, xi
Quem não sair é um saci
Beterraba, raba, raba
Quem errar é uma diaba
Borboleta, leta, leta
Quem errar é um capeta.

4º Dia

·           Adivinhas

-5º Dia

·           Leitura do poema: A Boneca de Olavo Bilac;
·           Conversa informal sobre o texto;
·           Interpretação oral do texto;
·           Quantas estrofes há no poema?
·           Quantos versos há na primeira estrofe?
·           O que a menina falou?


1º Dia

- Hora de brincar

·         Jogo de boliche

2º Dia

·           Jogo: bola por baixo/  Bola por cima

Procedimentos:

- dividir a turma em duplas;
- em pé, as crianças ficam de costas uma para a outra, com as penas abertas;
- uma criança passa a bola para a outra entre as pernas;
- esta pega a bola e passa sobre a cabeça para a primeira;
 - repetir o processo, porém passando da esquerda para a direita, e vice-versa;

3º Dia
·           Brincar com os bambolês

4º Dia

·           Jogo de cobertor

O jogo do cobertor contribui para o desenvolvimento motor amplo das crianças

Orientação:

As crianças deverão segurar os lados de um cobertor ou lençol. Dizer para tentarem mover uma bola sobre o cobertor sem derrubá-la no chão. Quando conseguirem mais habilidade para trabalhar juntas, elas podem sacudir o cobertor para jogar a bola para o ar e pegá-la novamente. Acrescentar uma música; se desejar.

5º Dia


·           Basquete com bambolê

Prender um bambolê com fita crepe entre duas cadeiras, deixar as crianças alternarem-se jogando bolas de maia ou bolas de papel no bambolê.

Atividades diversificadas


Segunda-Feira
Terça-Feira
Quarta-Feira
Quinta-Feira
Sexta-Feira
Pegar os livros de literatura e levar para a sala de aula.
Vídeo:
A Bela Adormecida.
Atividades.

Brinquedoteca:
Dividir a turma em grupo para utilizarem cada cantinho.
Brincadeira ao ar livre.
Levar as crianças para o pátio e fazer uma partida de futebol.
Piscina.











8 comentários: