CRECHE E PRÉ-ESCOLA MUNDO FELIZ – RIACHO DA CRUZ/RN
PRÉ IIPLANO DE AULA – TEMPO ESTIMADO: 5 DIAS LETIVOS
EIXOS CONTEMPLADOS: Linguagens Oral, Leitura e Escrita- Movimento- Artes Visuais- Matemática- Identidade e Autonomia- Música.
Elaboração: Coordenadoras pedagógicas
·
Objetivos:
- Conhecer a letra B e a sua família silábica, escrita com letra de imprensa e cursiva, maiúscula e minúscula;
- Traçar corretamente a letra B e a sua família silábica com letra de imprensa e cursiva;
- Identificar, dentro de um contexto, a letra B no início e no meio das palavras.
· Conteúdo:
- Leitura;
- Interpretação de texto;
- Família silábica da letra B;
- Caligrafia;
- Desenho e pintura.
· Procedimentos metodológicos:
- Levar para a sala de aula uma bola de futebol dentro de uma caixa enfeitada;
- Pedir que as crianças digam o que elas acham que tem dentro da caixa (As crianças podem pegar a caixa e balançarem na tentativa de adivinharem), em seguida abrir a caixa e revelar o que tem dentro;
- Entregar os cadernos as crianças e pedir que desenhe a bola e pinte;
Apresentar uma ficha com a palavra bola e pedir que as crianças digam a letra inicial da palavra;
- Exposição e leitura da família silábica da letra B, escrita com letra de imprensa e cursiva;
- Mostrar as diferentes formas de escrever a letra B.
Cantar com as crianças a música da
família silábica em estudo:
OLHA LÁ, SEU SERAFIM
ESTA LETRINHA FAZ ASSIM:
COM O A ELA FAZ BA
COM O E ELA FAZ BE
COM O I ELA FAZ BI
COM O O ELA FAZ BO
COM O U ELA FAZ BU
BA BE BI BO
BU
ba be bi
bo bu ba be bi bo bu
- Escrever no quadro negro a palavra bola com as diferentes formas de letras (imprensa e cursiva);
- Pedir que as crianças respondam oralmente as seguintes perguntas:
· Que tipos de bolas vocês conhecem?
· De que materiais elas podem ser feitas?
· Em que jogos e brincadeiras utilizamos a bola?
· Vocês sabem o nome de alguém que ganham dinheiro para jogar bola?- Apresentação de um cartaz com diferentes tipos de bola e os nomes dos jogos ou brincadeiras que são utilizadas;
Ilustração do cartaz
- Utilização de atividades xerografadas para que as crianças aprendam a tracejar a letra B e a sua família silábica;
- Recorte e colagem de palavras que contenham a família silábica da letra B;
- Realização de atividades de caligrafias com palavras que contem a letra B;
- Apresentação de vídeo da música: Eu tenho uma bonequinha assim, interpretada por Xuxa;
- Distribuição da letra da música para cada criança acompanhar a leitura da professora e realizar as seguintes questões:
· Bater palma sempre que ouvirem o som da letra B;
· Circular a letra B no texto;
· Cantar e ilustrar cada estrofe da canção;
· Responder as atividades xerografadas referentes à interpretação do texto.
- Entregar os cadernos as crianças e pedir que elas desenhem e pintem objetos cujos nomes comecem com a letra B e em seguida escrevam os nomes do jeito que souberem;
- Realização de atividades xerografadas para a identificação da letra de imprensa e a cursiva.
·
Avaliação:
A partir dos objetivos propostos o desempenho do aluno será avaliado quanto:
- A participação;
- Ao interesse;
- À criatividade;
- À execução de atividades orais e escritas.
As atividades desse planejamento serão encaixadas dentro da rotina pedagógica.
1º Dia
· Hora da leitura
- As borboletas:
Depois da leitura, entregar os cadernos e pedir que as crianças desenhe
as borboletas e pinte-as de acordo com o texto.
2º Dia
· A Bela Adormecida
- Conversa informal sobre a história lida.
3º Dia
· Leituras de parlendas
Batalhão lhão lhão
Quem não entrar é um bobão
Abacaxi, xi, xi
Quem não sair é um saci
Beterraba, raba, raba
Quem errar é uma diaba
Borboleta, leta, leta
Quem errar é um capeta.
4º Dia
·
Adivinhas
-5º Dia
·
Leitura do
poema: A Boneca de Olavo Bilac;
·
Conversa
informal sobre o texto;· Interpretação oral do texto;
· Quantas estrofes há no poema?
· Quantos versos há na primeira estrofe?
· O que a menina falou?
1º Dia
- Hora de brincar
· Jogo de boliche
2º Dia
·
Jogo: bola
por baixo/ Bola por cima
Procedimentos:
- dividir a turma em duplas;
- em pé, as crianças ficam de costas uma para a outra, com as penas
abertas;- uma criança passa a bola para a outra entre as pernas;
- esta pega a bola e passa sobre a cabeça para a primeira;
- repetir o processo, porém passando da esquerda para a direita, e vice-versa;
3º Dia
· Brincar com os bambolês
4º Dia
·
Jogo de
cobertor
O jogo do cobertor contribui para o desenvolvimento motor amplo das crianças
Orientação:
As crianças deverão segurar os lados de um cobertor ou lençol. Dizer para
tentarem mover uma bola sobre o cobertor sem derrubá-la no chão. Quando
conseguirem mais habilidade para trabalhar juntas, elas podem sacudir o
cobertor para jogar a bola para o ar e pegá-la novamente. Acrescentar uma
música; se desejar.
5º Dia
·
Basquete
com bambolê
Prender um bambolê com fita crepe entre duas cadeiras, deixar as crianças
alternarem-se jogando bolas de maia ou bolas de papel no bambolê.
Atividades
diversificadas
Segunda-Feira
|
Terça-Feira
|
Quarta-Feira
|
Quinta-Feira
|
Sexta-Feira
|
Pegar os livros de literatura e levar para a sala de aula.
|
Vídeo:
A Bela Adormecida.
Atividades.
|
Brinquedoteca:
Dividir a turma em grupo para utilizarem cada cantinho.
|
Brincadeira ao ar livre.
Levar as crianças para o pátio e fazer uma partida de futebol.
|
Piscina.
|
ADOREI ESSE PLANO!
ResponderExcluiramei, muito bom!! vou colocá-lo em prática com minha turminha, beijoss!
ResponderExcluirMuito criativo,cada dia aprendo mais,obrigada !
ResponderExcluirEra mesmo o que eu procurava.
ResponderExcluirAmei!!!
Beijos
adorei todas as atividades
ResponderExcluirshow!!
ResponderExcluiramei,muitissimo obrigado pela ideia, vai me ajudar bastante na hora de fazer o meu.
ResponderExcluirbrigadoooooooo