CRECHE E PRÉ - ESCOLA MUNDO FELIZ
TURMA:
PRÉ II
PROJETO:
MEIO AMBIENTE E RECICLAGEM
PERIODO: MAIO E JUNHO
Elaboradoras: coordenadoras pedagógicas
JUSTIFICATIVA:
A
educação Ambiental não deve ser tratada como algo distante do cotidiano dos
alunos, mas como parte de suas vidas. É de suma importância a conscientização
da preservação do Meio Ambiente para a nossa vida e todos os seres vivos,
afinal vivemos nele e precisamos que todos os seus recursos naturais sejam
sempre puros. A conscientização quanto a essa preservação deve iniciar cedo,
pois é muito mais fácil fazer as crianças entenderem a importância da natureza
e quando esse ensinamento inicia logo elas com certeza vão crescer com essa
ideia bem formada.
Um fator primordial para a preservação do
meio ambiente é a reciclagem, pois através dela é possível tirar do meio
ambiente coisas que levariam décadas para desintegrar. As crianças começam a
aprender a importância da reciclagem na escola através de diversos projetos. As
aulas de arte são muito boas para fazer essa iniciação, pois é possível criar
coisas incríveis com materiais recicláveis e com isso as crianças já vão
aprendendo muito sobre o assunto e com certeza vão crescer um adulto melhor. A
criançada assimila rapidamente as informações e se elas passarem a entender que
a reciclagem pode ajudar em mais de cinquenta por cento na preservação elas com
certeza vão ajudar muito no futuro. Vale salientar que desenvolveremos nossas
atividades de forma interdisciplinar priorizando todos os eixos temáticos.
OBJETIVO GERAL:
-
Sensibilizar os alunos sobre a importância da preservação do Meio Ambiente,
identificando as situações que causam danos à ecologia como: poluição,
desmatamento, queimadas extinção de animais e outros estimulando assim o
interesse pela natureza, e também enfatizar a problemática do lixo e a solução
oferecida pela reciclagem.
- Conscientizar os pais e alunos sobre a
importância da coleta seletiva do lixo, do reaproveitamento dos materiais
recicláveis e do tempo de decomposição.
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS
·
Resgatar
junto aos alunos a importância de vivermos e convivermos em um ambiente limpo;
·
Relacionar
as cinco cores básicas aos lixos correspondentes. (Verde= vidro, Amarelo=metal;
Azul= papel; Vermelho= plástico; Marrom= orgânico).
·
Sensibilizar
os alunos a auxiliarem no cuidado com a escola, não jogarem lixo no chão;
·
Incentivar
a prática de atitudes conscientes quanto à limpeza da sala de aula, assim sendo
fazer com que os alunos levem essas informações as suas casas
·
Refletir
sobre nossas atitudes no dia a dia;
·
Produzir
brinquedos e outros objetos através do lixo que não é lixo
·
Incluir no
dia a dia dos alunos hábitos conscientes sobre reciclagens.
·
Desenvolver
com os alunos uma lista de atitudes benéficas para com o meio em que vivemos;
·
Utilizar
os brinquedos desenvolvidos em sala de aula nos momentos lúdicos à eles
proporcionados;
·
Socializar
com outros alunos o que conseguimos produzir através dos materiais recicláveis;
·
Levar os
alunos a perceber a transformação do material reciclável, através do homem;
·
Envolver a
família na produção de brinquedos recicláveis, como forma de incentivar e
entusiasmar os pais e familiares nessa proposta;
·
Compreender
o período de decomposição de cada elemento;
·
Reconhecer
os elementos prejudiciais a natureza;
·
Promover a
conscientização da importância da reciclagem para o meio ambiente;
·
Identificar
para selecionar os materiais;
·
Entender o
processo de reciclagem;
·
Despertar e
desenvolver as capacidades potenciais dos alunos;
·
Despertar
cada criança para as inter-relações entre os elementos que compõem o meio
ambiente, das quais os seres humanos são parte integrante.
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS POR EIXOS TEMÁTICOS
·
Linguagem
oral e escrita;
·
Realizar
pesquisas em livros e revistas;
·
Participar
de variadas situações de comunicação oral;
·
Interagir
e expressar desejos, necessidades e sentimentos;
·
Familiarizar-se
aos poucos com a escrita por meio da participação em situações nas quais ela se
faz necessária e do contato no cotidiano com os livros, revistas, historias,
cartazes, rótulos, embalagens e painéis;
·
Identificar
letras e família silábica.
·
Linha
Matemática
·
Sequencia
fatos
·
Estabelecer
aproximações a algumas noções matemáticas presentes no seu cotidiano.
·
Ler e
escrever numerais de 0 a 10.
·
Manipular
e explorar objetos e brincadeiras, em situações organizadas de forma a
existirem quantidades suficientes para que cada criança possa descobrir as
características e propriedades principais e suas possibilidades associativas:
empilhar, rolar, transvasar, encaixar, etc.
·
Reconhecer
cores e formas;
·
Natureza e
sociedade;
·
Explorar o
ambiente, para que possa se relacionar com outras crianças;
·
Estabelecer
contato com objetos diversos, manifestando curiosidade e interesse;
·
Aprimorar
os cinco sentidos através de atividades com matérias concretas e lúdicas;
·
Estabelecer
relações entre fenômenos da natureza.
·
Desenvolver
progressivamente hábito de higiene pessoal (escovar os dentes, lavar as mãos,
tomar banho e levar o rosto) e social (quando a jogar o lixo no lixo e
preservar o ambiente);
·
Artes;
·
Observar o
limite disponível para os desenhos, pinturas e colagens;
·
Fazer uso
dos pincéis do tipo grosso, de maneira adequada;
·
Manipular
materiais diversos para colagens;
·
Iniciar
recortes livre com tesoura;
·
Ampliar o
reconhecimento de mundo que possuem, manipulando diferentes objetos e
materiais, explorando suas características, propriedades e possibilidades de
manuseio e entrando em contato com formas diversas de expressão artística;
·
Movimento;
·
Explorar
as possibilidades de gestos e ritmos corporais para expressar-se nas
brincadeiras e nas demais situações de interação;
·
Deslocar-se
com destreza progressiva no espaço ao andar, correr, pular, etc., desenvolvendo
atitude de confiança nas próprias capacidades motoras;
·
Reconhecer
as suas próprias capacidades motoras e possibilidades cinéticas;
·
Explorar e
utilizar os movimentos de preensão, encaixe, lançamento, etc., para o uso de
objetos diversos.
CONTEÚDOS POR EIXOS
-
Linguagem
oral e escrita
-
Leitura e
interpretação oral de diferentes tipos de textos;
-
Rótulos e
embalagens;
-
Alfabeto e
Famílias silábicas;
-
Percepção
Visual e auditiva- textos, histórias, músicas com a temática ambiental.
-
Bingo,
caça palavras, cruzadinha.
-
Ditado
vivo
-
Lista de
coisas da natureza
-
Jogo da
memória (animal e nome ou animal e primeira letra)
-
Poesias,
parlendas, músicas, vídeos.
-
Mural
ecológico (com frases sobre o meio ambiente, figuras)
-
Criação de
placas para preservação do ambiente escolar
-
Acróstico
(NATUREZA) – Frases da natureza
-
ABC da
natureza
-
Produção
de texto coletivo
MATEMÁTICA
- As cores da natureza
- Número e numerais de 0 a 10
- Dobraduras (forma geométrica)
- Classificação seleção e contagem de materiais da natureza (pedras,
gravetos, folhas)
NATUREZA E SOCIEDADE
-
Conceito
de Preservação da natureza e reciclagem;
-
Comparação
de ambientes diferentes, identificação de sua regularidade;
-
Preservação
e cuidados com a água.
-
O que tem
vida na natureza? (seres vivos) E o que não tem vida na natureza? (seres não
vivos)
Cuidados que devemos ter com o meio ambiente
Tempo de decomposição do lixo
-
-
Separação do lixo
-
Os perigos
dos lixos acumulados;
-
Higiene
pessoal e do meio
-
Dengue
-
Reciclagem
(confecção de brinquedos e outros objetos com materiais recicláveis).
ARTE
·
Carimbos
com legumes, com folhas.
·
Recorte e
colagem (seres vivos e não viva – natureza)
·
Confecção
de máscaras de animais
·
Dobradura
animais e
plantas
·
Arte com
as mãos (arvore flor, bichinhos, sol)
·
Desenho
livre
·
Confecção
de brinquedos e outros objetos com materiais recicláveis
·
Dramatização.
MÚSICA
·
Música da
minhoca, cinco patinhos, herdeiro da natureza e outras cantigas de roda.
·
Depende de
nós (Ivan Lins)
·
Planeta
azul (Chitãozinho e Xororó)
MOVIMENTO
·
Som dos
animais
·
Mímicas
(imitar animais)
METODOLOGIA
·
Organizar
as crianças em rodinha de forma que todas possam olhar e interagir. Conversar
sobre a Preservação do meio; ambiente, pedir para eles se eles sabem o que
devem fazer;
·
Não jogar
no lixo o que pode ser reaproveitado. As latas de refrigerante usadas, por
exemplos podem voltar para a fábrica, para virar latas novas.
·
Não poluir
o ar, porque faz mal para a saúde das pessoas. Os carros, caminhões e ônibus
poluem muito.
·
Não
desperdiçar água, porque um dia pode faltar.
·
Não jogar
lixo nas ruas nem nos rios.
·
Preservar
as florestas. Nelas há muitas espécies de plantas que podem se usadas para
fazer remédio. Além disso, muitas espécies de animais dependem da floresta para
viver.
·
Falar
sobre reciclagem, a importância.
·
Discutir a
ideia da seleção do lixo e o reaproveitamento.
·
de
embalagens;
·
Fazer o
desenho das lixeiras em papel pardo e organizar eles em grupo nas mesas, para
que pintem com tinta guache as lixeiras.
·
Fazer um
mural coma as lixeiras, explicar o porquê das cores das lixeiras, orientá-los
que de acordo com as normas mundiais da coleta seletiva de lixo, procede assim:
Coletor amarelo – metal
Coletor azul – papel
Coletor vermelho-plástico
Coletor Verde – vidro
Coletor amarelo – metal
Coletor azul – papel
Coletor vermelho-plástico
Coletor Verde – vidro
·
Construir
um brinquedo com sucata trazida de casa, como: bi boque, o vai e vem, o pião.
·
Mostrar
fotos coloridas, para observarem a natureza preservada e natureza poluída.
·
Ouvir,
cantar musica infantil a minhoca, cinco patinhos, herdeiro da natureza, vamos
passear na floresta e outras cantigas de roda.
·
Realizar
experiências com tinta usando o funda da garrafa pet, proporcionando a
descoberta dos materiais retornáveis.
·
Produção
de vídeos com exposição de relatos feitos pelos alunos sobre a importância de
preservar e conserva o meio ambiente;
·
Realizar
brincadeiras com o pé de lata;
·
Carimbos
com folhas: Pedir para as crianças trazer de casa um folha que acharem caídas
no chão de sua casa ou mesmo do caminho da escola, para fazer registro com cola
colorida;
·
Após a
conversa em sala, enviar um bilhete solicitando aos pais que procurem em casa
com os seus filhos: caixas, tampinhas, garrafas de plástico, caixas de ovos
etc. e enviem para a escola. Esperar dois ou três
dias, até que todos ou a maioria consiga procurar e trazer os
materiais para a escola. Quando a turma trouxer o material solicitado, coloque
toda a sucata em um espaço visível e discuta com os alunos como foi o processo
de recolher a sucata, quem ajudou etc. Valorizar o envolvimento dos pais e dos
alunos também;
·
Fazer a
classificação dos materiais trazidos pelos alunos juntos a eles e organizar que
eles coloquem nas lixeiras corretas que estarão no interior da sala;
·
Fazer
recorte de jornais e revista de rótulos de embalagens retornáveis e colar no
mural;
·
Manuseio
de livros de historia;
·
Fazer uma
meia lua e deixar as crianças escolher uma historia a ser contada a elas;
Fazer um caixa com brinquedos diferenciados para que possam brincar na hora do recreio;
Levar o filme do Bambi, e da turma da Monica com historia sobre como fazer para a preservação da natureza, levar para ser assistido n o dia que é para assistir vídeo;
Fazer um caixa com brinquedos diferenciados para que possam brincar na hora do recreio;
Levar o filme do Bambi, e da turma da Monica com historia sobre como fazer para a preservação da natureza, levar para ser assistido n o dia que é para assistir vídeo;
·
Interpretações
oral, escrita e através de desenhos dos textos lidos;
·
Realização
de brincadeiras e jogos (quebra cabeça, jogo da Memoria, Dominó e Bingo).
·
Exploração
de musicas, danças, pinturas e dobraduras e recortes e colagens;
·
Confecção
de livros coletivos e painéis;
·
Leitura de
parlendas; contos; adivinhas; trava língua; poemas; rimas;
·
Leitura de
histórias e exibição de filme sobre educação ambiental, reciclagem e ação do
homem sobre a natureza;
·
Exposição
e exploração de cartazes sobre o tempo decomposição do lixo;
·
Leitura e
escrita dos numerais de 0 a 10.
·
Manipulação
e exploração de objetos e brincadeiras, em situações organizadas de forma a
existirem quantidades individuais suficientes para que cada criança possa
descobrir as características e propriedades principais e suas possibilidades
associativas: empilhar, rolar, transvasar, encaixar, etc.;
·
Reconhecimento
de cores e formas;
·
Explorar o
ambiente, para que possa se relacionar com outras crianças;
·
Colocar a
criança em contato com objetos diversos, para que possa manifestar sua
curiosidade e interesse;
·
Produção
de vídeos com o passo a passo das produções das crianças nas oficinas de
reciclagem.
·
Desenvolvimento
progressivo de hábito de higiene pessoal (escovar os dentes, lavar as mãos,
tomar banho e lavar o rosto) e social (quanto a jogar o lixo no lixo e
preservar o ambiente);
·
Utilização
de materiais concretos e lúdicos para o aprimoramento dos cinco sentidos;
·
Manipulação
com diferentes objetos e materiais, explorando suas características,
propriedades e possibilidades de manuseio e entrando em contato com formas
diversas e expressão artística;
·
Elaboração
de cartaz com rótulos e embalagem, selecionando-os : alimentos, limpeza e
higiene pessoal.
RECURSOS:
·
Giz de
cera
·
Tinta
guache tesoura cola
·
Lápis de
cor
·
Papeis
diferenciados
·
Pincel
·
Brinquedos
·
Musica CD
·
Fotos
imagens
·
Revista
·
Folhas de
árvore
·
Tnt
·
Garrafa
pet
·
Cordão de
nylon
·
Palito de
churrasco
·
Tampinha
de garrafa
·
Livros de
história
·
Folhas de
árvore
·
Retalho de
e.v.a
·
Lápis
preto, borracha, apontador;
·
Folha de
A4
·
Xerox
·
Caixa de
papelão
AVALIAÇÃO
AVALIAÇÃO
Será feita avaliação ao longo do projeto
observando o cumprimento de etapas e crescimento individual e da equipe.
CULMINÂNCIA
A
culminância do projeto será uma exposição de cartazes com o tempo de
decomposição do lixo, cartão de papel reciclado, apresentação de como e feita a
reciclagem do papel e a apresentação de uma peca teatral. Também será feita uma
exposição de vídeos para a comunidade escolar demonstrando o passo a passo das
oficinas de reciclagem.
Muito bom esse projeto. Parabéns!! Me ajudou muito.
ResponderExcluirTambém adorei o projeto.É muito rico em ideias,vou tentar adaptar para b1
ResponderExcluirWedja Silva Aguiar Rocha.
ResponderExcluirMais uma vez seu blog me ajudou bastante, sou sua fã numero 1
Veja também:
ATIVIDADE MEIO AMBIENTE 1° AO 5°ANO
Atividades meio ambiente 1° ano
Atividades meio ambiente 2° ano
Atividades meio ambiente 3° ano
Atividades meio ambiente 4° ano
Atividades meio ambiente 5° ano
DESENHOS PARA COLORIR E PINTAR
Desenhos para colorir meio ambiente
Desenhos para colorir reciclagem
Desenho para colorir sobre poluição
seu projeto está demais, me ajudou muito,vou adaptar para a minha turma.bjos
ResponderExcluirAmei seu projeto!!!!
ResponderExcluirbjos e que Deus te abençoe!!!