Creche e Pré-Escola Mundo Feliz
Plano diário
Tempo de duração: de 10 a 15 minutos
Berçário I e
II
Professora: Zenilda
Auxiliar: Laene
Tema: Desafios
psicomotores através do uso pedagógico de caixas vazadas.
Objetivo: Promover o desenvolvimento
psicomotor das crianças, bem como sua autonomia, sensações e desenvolvimento da
linguagem oral.
PROCEDIMENTO:
PRIMEIRO MOMENTO
Sentar
com as crianças no chão em forma circular, apresentar a caixa vazada, falar
sobre como foi preparada para ser
reutilizada. Explore as cores, mostre as formas das aberturas para a realização
dos encaixes. Em seguida apresente o material de encaixe, fale mais uma vez
sobre a reutilização das caixas menores ou vidros. Depois explique as crianças
e demonstre como eles irão fazer para introduzir cada peça dentro da caixa.
SEGUNDO MOMENTO
Convide
cada uma das crianças para inserir os objetos na caixa, deixe-o descobrir o
espaço onde é possível introduzir os objetos. Caso consiga deverá receber elogios
acompanhados de palmas e um sonoro parabéns. Caso as crianças não consigam
demonstre para eles, mais uma vez a realização da tarefa. A atividade deverá
prosseguir garantindo a participação de todos.
TERCEIRO
MOMENTO
Pedir que
as crianças recolham os objetos e com a participação do professor guardá-los na caixa. Depois guardar a caixa,
onde as crianças não possam alcançar, para não perderem o interesse pela a
atividade, pois será utilizada durante o ano letivo.
Avaliação:
Observar
se as crianças realizaram a atividade com sucesso ou não. E faça anotações. Proponha a realização desta
atividade duas ou três vezes por semana. Vale também intensificar mais as
atividades com desafios motores através de jogos e brincadeiras.
Nenhum comentário:
Postar um comentário