Os alunos do Berçário e Maternal I- realizaram uma atividade que fugiu dos padrões da rotina diária. Aliás considerada muito prazerosa para as crianças, de fato, foi um verdadeiro sucesso. Estamos falando do banho de meleca, que literalmente podemos chamar de banho de grude.
Os ingredientes foram água, maisena e anilina comestível nas cores azul, verde, laranja e roxo, dando ao líquido um colorido luminoso e atraente. Para concluir o bom banho de chuveiro para completar a "festa" das crianças. Portanto, pais, o nosso propósito com essa atividade foi trabalhamos o desenvolvimento da coordenação motora, a identificação das cores, a noção de corporeidade, exploração de texturas, desenvolvimento da oralidade, motivar para cooperação e respeito com o outro, não havendo nenhum risco para as crianças de irritação na pele quanto aos produtos usados na receita.
Veja as os rostinhos alegres nas fotos.
O colorido que fez a festa dos pequenos.
Crianças do Berçário e Maternal I, caminhando para a atividade do banho pedagógico com a meleca previamente preparada pelas coordenadoras.
Material a ser utilizado pelas crianças para deixar suas marcas gráficas.
Professora Ilza apresentando o material para as crianças e orientando como deverão usá-los.
A equipe pedagógica recebendo as crianças, que no início pareciam meio tímidas, mas só no começo mesmo.
Esperando a hora para começar a se melecar.
É hora de começar de verdade.
Meio tímida, mas depois... melou-se mesmo.
Se aproximam e fazem a festa.
Curiosos, observando mesmo o colorido.
Funcionários da secretaria de educação esteve presente fazendo o registro (Lázaro e Verônica)
A primeira criança a iniciar a pintura, mostrando muita autonomia.
Esse não gostou muito de se sujar.
Esses adoraram...
Interação, cooperação e impressão sensoriais em desenvolvimento.
Muito prazer das crianças ao brincar com a meleca.
Quanta diversão!
tocar, mexer, passar no corpinho e do colega foi a maior atração.
Muito envolvimento das crianças e diversão.
testando as cores e deixando suas marcas.
Mais um veio imprimir a sua marca
Mais uma pequena, dando continuidade a pintura do painel
Agradou mesmo, esse nem queria sair.
Agora o banho de chuveiro para ficar limpinho.
Criança do berçário
VEJA O PLANO DESTA AULA
Creche e Pré-escola Mundo Feliz
Plano de aula
Explorando textura e sensações através
do banho de grude
Ano
Creche. Berçário e maternal I
Creche. Berçário e maternal I
O que o aluno poderá aprender com
esta aula.
Os alunos poderão:
• Estimular o desenvolvimento da coordenação motora;
• Estimular o desenvolvimento da coordenação motora;
Nomear e identificar as cores
trabalhadas;
• Desenvolver a consciência corporal;
• Experimentar uma nova textura com o corpo;
• Vivenciar um momento de cooperação e respeito com o outro;
• Desenvolver a consciência corporal;
• Experimentar uma nova textura com o corpo;
• Vivenciar um momento de cooperação e respeito com o outro;
·
desenvolver a oralidade.
Duração
das atividades
Esta aula terá duração de aproximadamente 1 hora
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor
com o aluno
Para realização desta atividade o professor deverá conversar coma s
crianças sobre as possibilidades de pintura para o corpo e apresentar uma outra
possibilidade: a do banho de grude.
Estratégias
e recursos da aula
Primeiro momento: O professor
deverá preparar uma receita de grude, utilizando maisena, água e anilina
comestível.
As crianças devem ser orientadas
de como foi feito o grude. Quando é possível, elas podem participar, observando
como se faz a mistura, indo até à cozinha para ver a nova consistência
adquirida pela mistura depois de ir ao fogo. Após o cozimento do grude, deixar
esfriar completamente, este deverá ser separado em três recipientes. Cada
recipiente receberá uma cor diferente. O professor deverá manter um diálogo com
as crianças sobre as tonalidades nomeando as cores do grude, a espessura e o
cheiro etc.
Segundo momento:
Monte o
local deixando à mão tudo o que será necessário para o andamento da proposta,
pois assim você garante o sucesso da atividade, forre o piso do espaço de
recreação com plásticos. Deixe cartolinas em um local onde as crianças possam deixar
suas marcas.
De
preferência as crianças deverão está usando fraldas ou
estar usando trajes de banho que possam lambuzar seus corpos, explorando cores,
textura e sensações que um banho de grude pode proporcioná-las. Nesta atividade
é muito comum que as crianças espalhem o grude não apenas em seus corpos, mas
no de seus colegas, proporcionando uma grande festa. Nesse momento aproveite
para ensinar as partes do corpo.
Terceiro momento:
Convide o
grupo a explorar as propriedades e possibilidades dos materiais, usando as cartolinas para pintura. Mostre a eles como devem fazer. Vá mostrando aos pequenos mais de um tipo de instrumento, como o pincel,
a brochinha e o rolinho de pintor e a espoja. Nesse momento, diga: "Veja
como com o rolinho você pinta uma área maior. Com o pincel, só dá para fazer um
risco". E com a esponja você pode pintar uma área bem maior. Isso se dar
sempre nomeando as cores. Vale testar também as diferenças entre pintar com as
mãos, que dá mais controle, ou com os pés, e com pincéis e rolinhos, estes tendem a ser mais difíceis de controlar.
Quarto momento: Terminado o banho de grude, as
crianças deverão ser convidadas a tomar banho de chuveiro para retirada do
grude de seus corpos. Neste momento elas geralmente apresentam atitudes de
cooperação, ajudando uns aos outros na retirada do grude de seus corpos.
Avaliação
O professor deverá observar se com esta aula o aluno conseguiu:
• Nomear as cores que tingiram o grude;
• Melhorar sua consciência corporal.
• Nomear as cores que tingiram o grude;
• Melhorar sua consciência corporal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário