quinta-feira, 14 de setembro de 2017

PROJETO DE LEITURA

CRECHE E PRÉ ESCOLA MUNDO FELIZ



ORGANIZADORAS:
Maria Perpétua Simplício (Diretora)
Revelucia de Paiva Freitas (Coord. Pedagógica)


Riacho da Cruz/RN
Setembro a Outubro de 2017



PÚBLICO ALVO: Crianças da Creche e Pré Escola Mundo Feliz – Riacho da Cruz/RN

TURMAS CONTEMPLADAS:                  
# BERÇÁRIO 2
# MATERNAL 1 “A e B”
# MATERNAL 2 “A e B”
# PRÉ -1 “A e B”
# PRÉ -2 “A e B”                                                              

TURNOS:  Matutino e Vespertino

COLABORADORES:
# Professora Rita Costa
# Professora Maria Rita
# Professora Zenilda Andrade
# Professora Irismar Costa
# Professora Lúcia Soares Paiva
# Professora Rita de Cáscia Borges
# Professora Meri Regiane
# Professora Lucivania de Oliveira Chagas
# Professora Celineide Freitas
# Aux.: Ildevania Rocha
# Aux.: Liane Kelma
# Aux.: Claret Janikelly
# Aux.: Gildekátia Freitas
# Aux.: Elciana de Oliveira
# Pais/Mães/Responsáveis de alunos
# Secretaria Municipal de Educação

DURAÇÃO DO PROJETO: Mês de Setembro a Outubro de 2017

CULMINÂNCIA DO PROJETO: 27 de Outubro de 2017

JUSTIFICATIVA:
A leitura tem o poder de transformar vidas, influenciar atitudes e revolucionar a forma de expressão de um povo. O indivíduo que sabe fazer uma leitura adequada não apenas do livro, mas do mundo a sua volta através do entendimento daquilo expressado na escrita influencia todos ao seu redor.
 O hábito da leitura deve ser estimulado desde a infância para que o indivíduo aprenda que ler é algo importante e, acima de tudo, prazeroso.
A formação de crianças leitoras começa muito cedo, sendo a família a primeira instituição a promover e a colaborar nessa formação. Alguns estudos põem em evidência o papel desempenhado pela família da criança, na formação do gosto pela leitura e de hábitos de leitura.
Portanto a nossa meta durante este período é colocar a criança em contato direto com o mundo mágico da leitura, oportunizando-lhes não apenas obtenção de informações necessárias hoje e em seu futuro, mas proporcionando-lhes o prazer da descoberta através dos diversos tipos de textos trabalhados em cada sala de acordo com a faixa etária de cada um deles.
Pensando assim, desenvolveremos este projeto com o apoio da família das crianças da Creche e Pré Escola Mundo Feliz, sob a Coordenação Pedagógica da professora Revelucia de Paiva Freitas durante este período de Setembro a Outubro do ano de 2017. Assim sendo necessitamos da ajuda do adulto ou de criança já leitora, pois estes podem ser um intermediário afetivo, entre a criança/aluno e o texto, tornando deste modo o momento da leitura num momento de grande sensibilidade e de grande ternura.
Durante o desenvolvimento deste Projeto: Contos para Criança Ler, Ouvir e Sonhar! Contaremos com o apoio da família, pois esta deve promover e facilitar o contato da criança com o livro e com outros materiais impressos, despertando nela o desejo e a curiosidade de ler e fazendo da leitura uma rotina de prazer.
É comum algumas pessoas dizerem que não têm paciência para ler um livro, no entanto, é tudo uma questão de hábito, de transformar a LEITURA EM PRAZER. Vale lembrar que, além dos livros didáticos, previstos em diversas etapas dos estudos, é importante buscar outras obras de interesse, independentes do conteúdo.
O diferencial deste projeto está em levar para a casa da criança, um material adequado á sua leitura, com isto fazer com que os pais também se envolvam com a atividade, visando proporcionar momentos agradáveis a toda a família, e espero também motivar a leitura em família

OBJETIVO GERAL:
  Aproximar as crianças do universo escrito e dos portadores de escrita (livros animados e revistas) para que elas possam reparar na beleza das imagens, relacionarem textos e ilustrações, manifestar sentimentos, experiências, ideias e opiniões.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
  Levar o livro até a família e desenvolver o interesse das crianças pela leitura;
  Proporcionar situações de leitura compartilhada definindo preferências e construindo critérios próprios para selecionar o que vão ler.
  Fazer com que construam o hábito de ouvir e sentir prazer nas situações que envolvem a leitura.
  Familiarizá-los com histórias e ampliar seus repertórios.
  Observação e manuseio de livros.
  Desenvolver na criança a facilidade de se expressar em público, inicialmente, perante aos colegas de sala.
  Incentivar a família a ler alguma coisa para eles em casa.
  Realizar leitura de imagens.
  Levar a criança a interpretar o que ouve, responder de maneira lógica ao que lhe é perguntado e desenvolver o pensamento lógico e sua expressão;
  Provocar o gosto pela diversidade textual;
  Permite ás crianças ampliar seu vocabulário e seus conhecimentos sobre os diversos títulos (leitura) que ouviu;

PARCEIROS:
  Professores
  Auxiliares
  Coordenador Pedagógico
  Direção
  Família das crianças da Creche e Pré Escola Mundo Feliz




METODOLOGIA:
Realizar uma reunião para fazer a apresentação do projeto aos pais/responsáveis pelas crianças da Creche;
Haverá Malas de Leitura por sala de aula, confeccionadas de tecidos para que sejam levadas pelas crianças para casa, com diferentes livros de histórias e uma ficha de registro para que os familiares auxiliem nas respostas;
Cada dia a professora seleciona as crianças por ordem de chamada do diário que deverão levar a maleta para casa e no dia seguinte a mesma deverá trazer a maleta de volta para que outra criança possa levá-la;
O projeto será norteado pela literatura infantil, que serão previamente selecionados pela equipe pedagógica da creche com o intuito de oferecer livros com bons textos, com gravuras que possibilitem o encantamento, enfim, livros que possuam conteúdos de qualidade e de acordo com cada faixa etária dos alunos;
Em casa, com a ajuda da família a historia será contada a ele, o registro pode ser feito pelos pais ou pelos alunos com desenhos, montagens, colagem ou alguma outra forma criativa que ele preferir;
Depois na sala de aula, o aluno poderá apresentar para os colegas o livro que levou, a professora pode ler o registro se quiser para a turma e desenvolver atividades (fica a critério de cada professor).

CONCLUSÃO

Não existe uma receita pronta para despertar nos alunos o prazer pela leitura. O educador precisa usar sua sensibilidade, tendo em mente que cada situação tem aspecto muito particular e valorizar o processo e não o resultado.
Nesse sentido, a presente proposta propõe, para que a leitura seja algo incentivador e que seja capaz de efetivar atividades prazerosas, possibilitando desenvolver o hábito da leitura nas crianças, é necessário que o professor leve a diversidade textual, vinculados em diferentes tipos, ou seja, livros, jornais, revistas, manuais, pois assim as crianças podem ter contato com diferentes textos desde os anos iniciais da Educação Infantil.
Ensinar a ler e escrever, apesar de todos os problemas que as escolas enfrentam continua sendo a função principal de tal instituição e deve acontecer de forma natural, por meio da realidade. A principal função do educador é levar as crianças a lerem com entusiasmo e sentirem-se realizados com o que lêem, buscando na sua imaginação um novo contar histórias, uma vez que a importância do professor na formação de leitores é tão importante quanto à presença dos pais no momento de ensinar a criança a dar os primeiros passos.
Deve-se conduzir com amor, serenidade e acima de tudo, demonstrando pouco a pouco a importância desse passo para o desenvolvimento de sua criatividade.
Afinal, o professor serve como modelo de leitor para as crianças, por isso ele deve permitir que a criança leia durante as aulas, proporcionando aproximações das crianças com este conhecimento e declarando a importância do mesmo.
É necessário que a escola, professores e pais estabeleçam uma proposta de incentivo à leitura na vida diária da criança, a fim de que encontre nesta o meio de obter o conhecimento, as informações, o prazer e o gosto pela leitura, possibilitando o desenvolvimento de leitores eficientes e escritores eficazes, capazes de produzir livros renovados na sociedade atual.

AVALIAÇÃO
Por meio de registros de atividades que acontecerá no decorrer do projeto;

CULMINÂNCIA
Exposição dos registros pelas crianças e apresentações em palco de um livro escolhido pelas professoras.

CRONOGRAMA
Durante o período de Setembro e Outubro de 2017, podendo seguir com o projeto nos anos seguintes.






























REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

BRASIL. Secretaria da Educação Fundamental. Referencial curricular nacional para a educação infantil. Brasília, DF: MEC/SEF, 1998. v. 3. 269p.

http://www.lipitipi.org/2012/01/projeto-mundo-da-leitura-ideia-criativa.html

KLEIMAN, A. Oficina de leitura: teoria e prática. 10. ed. Campinas, SP: Pontes, 2004. 102p.

TEBEROSKY, A.; COLOMER, T. Aprender a ler e a escrever: uma proposta construtivista. Porto Alegre: Artmed, 2003. 191 p.





Nosso Projeto de Leitura: Contos para Criança Ler, Ouvir e Sonhar! visa desenvolver em nossas crianças o gosto pela leitura mesmo que ainda não estejam alfabetizados. Pedimos a participação dos senhores pais e ou responsáveis interagindo junto a criança. Dessa forma, vocês deverão contar (ler) o livro para ela.
Após a leitura o adulto deverá preencher uma ficha e auxiliar a criança a preencher a outra, ela deverá desenhar as informações na Ficha de Leitura (desenhar sozinho(a)), da forma que entendeu e ouviu. No dia seguinte, a criança deverá levar a mala para a creche e contar para os colegas sobre o livro.
A criança estará levando para casa uma maleta com:


A família deverá verificar se a maleta está completa, com todos os objetos, antes da criança levá-la de volta para a creche. A família ou os responsáveis pela criança será responsabilizado pela perca, extravio ou estrago dos objetos da maleta que está conduzindo.
Contamos com a participação, colaboração e empenho dos senhores pais ou responsáveis para o sucesso do nosso projeto.
Colaboradoras: Professores da CPMFELIZ

ORGANIZADORAS:
Maria Perpétua Simplício Ribeiro                 Revelucia de Paiva Freitas
             Gestora                              Coordenadora Pedagógica
RIACHO DA CRUZ/RN - 2017  





ORGANIZADORAS:


_______________________
Maria Perpétua Simplício Ribeiro
(Gestora)

______________________
Revelucia de Paiva Freitas
(Coordenadora Pedagógica)




RIACHO DA CRUZ/RN
2017









Nenhum comentário:

Postar um comentário