quinta-feira, 11 de julho de 2013

Projeto: Aprendendo com as festas juninas



CRECHE E PRÉ- ESCOLA MUNDO FELIZ
 RIACHO DA CRUZ/RN
 PROJETO:
PRÉ "2" APRENDENDO COM AS FESTAS JUNINAS
PROFESSORAS: REVELUCIA DE PAIVA FREITAS
 MARIA PERPETUA SIMPLÍCIO
 FRANCISCA ELCIANA CAVALCANTE
 RIACHO DA CRUZ/RN  JUNHO/2013

 PROJETO: PRÉ "2" APRENDENDO COM AS FESTAS JUNINAS


PROFESSORAS: REVELUCIA DE PAIVA FREITAS
 MARIA PERPETUA SIMPLÍCIO
 FRANCISCA ELCIANA CAVALCANTE
PÚBLICO ALVO:
TURMAS CONTEMPLADAS: TURNOS:
# PRÉ -2 “A – B e C”
 # Matutino e Vespertino


COLABORADORES:

# Auxs.: Tamires, Neuda e Micarla
# Equipe pedagógica
# Direção

DURAÇÃO DO PROJETO:
# 03 á 21 de junho de 2013


JUSTIFICATIVA:


Estamos no mês de junho e começam as comemorações das Festas Juninas. Confeccionar convites, ensaiar a quadrilha e danças típicas, enfeitar a escola... são meios que podem incentivar o gosto pela cultura do nosso município, pois oportuniza as crianças momentos de descontração, socialização e ampliação de seu conhecimento através de atividades diversificadas deste festejo.
A Festa Junina é uma excelente oportunidade de engajar diversas atividades interdisciplinares e ampliar o universo linguístico, pois se constitui uma temática rica onde podem ser explorados diversos tipos de linguagens, resgate de brincadeiras, culinária típica e outros!
Portanto a escola tem um papel importante na valorização das tradições, onde este projeto integrará a comunidade escolar durante todo o mês de junho. E cabe aos professores incentivar nos alunos o gosto pelas festas juninas, oferecendo-lhes subsídios para enriquecer o conhecimento das turmas quanto aos costumes das festas juninas, através de atividades lúdicas e prazerosas, contribuindo para a socialização dos alunos, ensinando-os a valorizar e respeitar o trabalho do homem do campo e desenvolver o interesse e gosto pelos costumes da comunidade no qual ele faz parte.
Conhecer sobre a Cultura do Brasil é trabalhar com a diversidade! Nosso País é rico em se tratando de costumes e tradições, e nesta etapa da Educação Infantil onde apreciar essas tradições em forma de brincadeira e um ato de aprender, apresento aqui propostas lúdicas acerca da exploração das características desta festa popular tradicional do mês de junho – As Festas Juninas.


OBJETIVO GERAL

# Enriquecer o conhecimento dos alunos quanto à história das Festas Juninas;

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

. Conhecer a origem e as características das festas juninas;
. Admirar e respeitar o trabalho do homem do campo;
. Desenvolver a socialização da criança, incentivando o trabalho em grupo;
. Ouvir com interesse as informações trazidas pelos colegas;
. Valorizar a tradição das festas juninas;
. Socializar com a comunidade escolar e familiar;
. Desenvolver a linguagem oral e escrita;
. Ampliar o vocabulário;
. Estimular a criatividade e imaginação através de atividades relacionadas ao tema;
. Incentivar o gosto pela culinária junina;
. Conscientizar sobre os perigos dos balões e fogos de artifício;
. Propiciar às crianças a participação em diversas brincadeiras;
. Promover a Festa junina da nossa escola.


EIXOS:

. # Linguagem
# Matemática
# Natureza e Sociedade
 # Artes
# Movimento
# Música

CONTEÚDOS PARA CADA EIXO:

 LINGUAGEM ORAL E ESCRITA

. Textos informativos sobre a origem das festas juninas
. Exploração da leitura através de textos informativos
. Junção de sílabas
. Cruzadinha junina
. Caça palavras
. Separação de sílabas
. Explorar as cantigas apresentadas
. Ampliar o vocabulário
. Identificar as letras do alfabeto
. Revisar as letras já trabalhadas
. Trabalhar a escrita espontânea das letras do alfabeto.
. Apresentar a letra B de Balão/Bandeirinha
. Apresentar a letra F de fogo/ fogueira
. Apresentar a letra P de pipoca/papai
. Apresentar o M de maçã do amor / milho / mamãe



Desenvolvimento

Todas essas atividades serão elaboradas a partir do tema deste projeto, ou seja, as imagens
utilizadas para a apresentação das letras do alfabeto, por exemplo, deverão ser contextualizadas, a letra B de bandeirinha, o F de fogueira, e assim por diante...

 MATEMATICA

. Contagem de elementos dos conjuntos
. Contagem de letras de cada palavras
. Identificar os numerais de 0 a 10
. Exercitar a contagem 0-10.
. Revisar os conceitos trabalhados
. Medidas culinárias: Fazendo Pipocas, Maçã do Amor e Bolo de Milho.

Desenvolvimento

. Trabalhar os números, os conceitos matemáticos e os exercícios de contagem de forma lúdica;;
. Não esquecendo que também são importantes as atividades de registro, fixação, em sala e para casa.

FORMAÇÃO PESSOAL E SOCIAL

. Interação
. Socialização
. Imagem
. Respeito e diversidade

 NATUREZA E SOCIEDADE

. Estudo da origem da festa junina
. Valorização do homem do campo
. Conhecimento dos símbolos juninos
. Conhecer as características específicas das comemorações juninas:

# As vestimentas usadas.

# As comidas típicas

# As brincadeiras

. Identificar Costumes e tradições.
. A festa junina em minha escola
. Sensibilizar para as questões de preservação e conservação do Meio Ambiente:

# Cuidado com as fogueiras

# Desmatamento

# Queimadas

Desenvolvimento

. Apresentar para as crianças algumas peças dos trajes tipos nas comemorações juninas, sendo eles,
o vestido caipira, o chapéu de palha, a calça comprida com retalhos e explorar nessas
vestimentas suas cores, seu tamanho, etc...

 . As comidas típicas teremos a oportunidade de degustar durante o projeto algumas em sala de aula.
. As brincadeiras juninas também serão contempladas em forma de jogos de equipes e individuais.
. Durante a conversa na rodinha, explicarei que é muito comum e faz parte do nosso folclore,
acender fogueiras em homenagem aos santos do mês de junho, mas que para isso alguns cuidados
devem ser tomados para evitarmos as queimadas e o desmatamento por consequência do fogo.

ARTES

. Confecção de balão e bandeiras para enfeitar a sala e a escola
. Montagem de mural e cartazes
. Pintura e desenho sobre festa junina
. Aprender a usar as cores
. Explorar atividades escolares artísticas como colagem e pintura de desenhos com o tema junino.


Desenvolvimento

. Colagem de papel crepom branco amassado fazendo como se fosse pipocas;

MÚSICA E MOVIMENTO

. Brincadeiras educativas
. Ensaios da quadrilha junina
. Explorar oralmente as canções:

# Cai cai balão

# Pula a fogueira iá iá

# Capelinha de melão

# O balão vai subindo, vai caindo a garoa...

. Explorar as brincadeiras e jogos juninos a fim de promover a integração e o trabalho em equipe; tais como:

# Corrida de saco
# Bola ao cesto
# Pescaria
# Dança com chapéu
# Cabra cega
# Dança da laranja
# Dança da cadeira
Desenvolvimento


. Explorar oralmente as músicas juninas, bem como as mesmas escritas em cartazes, possibilitando assim a identificação das letras que estaremos estudando no período, como também o reconhecimento das cores das imagens ali apresentada.

. Organizar durante o projeto os dias das brincadeiras juninas, favorecendo ao contato com as mais diversas formas de jogos e brincadeiras.

RECURSOS DIDÁTICOS

# Papel oficio
 # Cola,
fita crepe #
Lápis de cor

# EVA #
Cordões # TNT

# Tesoura
# Pincel
# Papel Crepom

# Roupas típicas
# Computador
# Microfone

# CDs
# Aparelho de som
# Caixa amplificada

# Câmera digital

RECURSOS HUMANOS

. Professor, Auxiliar de professor e Alunos
. Desenvolver o projeto
. Direção e Equipe pedagógica
. Apoio as atividades
. Pais
. Providenciar trajes apropriados para os filhos
. Participar da festa junina

 FINALIZAÇÃO:

O projeto será finalizado com apresentações de quadrilha junina e danças típicas organizadas
pelas professoras e respectivas auxiliares no terreiro junino da Creche e Pré Escola Mundo Feliz/RN no dia 21 de Junho de 2013.
AVALIAÇÃO:

A avaliação será através de observação em relação à aprendizagem individual e coletiva dos
alunos frente às atividades propostas durante o desenvolvimento do projeto.

 RIACHO DA CRUZ/RN

JUNHO/2013

 ANEXOS


CURIOSIDADES DA FESTA JUNINA
Os elementos juninos trazem várias curiosidades

Por serem de origem europeia, as festas juninas apresentam vários elementos que não são da cultura brasileira, mas que com o passar dos anos tornaram-se fundamentais para a mesma.

Ao assistirmos uma dança de quadrilha podemos perceber quantas palavras desconhecidas são ditas pelos puxadores. Anarriê, ampassã, tour, dentre outras, que são de origem francesa, parecida com as festas da aristocracia que abria os bailes mais requintados da época.

Como eram festas realizadas pelas cortes, as mulheres usavam seus vestidos mais bonitos e rodados, motivo pelo qual se originou os vestidos das quadrilhas, feitos em tecidos de chita, bem coloridos.

As culturas Greco-romanas e dos celtas também deixaram suas marcas, pois praticavam cerimônias em volta de fogueiras, a fim de agradecer aos deuses pelas boas colheitas.

A festa popular mais conhecida no Brasil é o carnaval, porém as festas juninas não perdem seu lugar, estando entre as principais festas do país.

O nordeste é a região que mais valoriza as festas juninas, onde acontecem vários concursos para se eleger a quadrilha mais alegre e bonita do Brasil. A cidade de Campina Grande, na Paraíba, é onde acontece o maior festejo do país. Com uma área de quarenta e dois mil metros
quadrados, podemos encontrar o “Parque do Povo”, onde acontecem exposições artesanais, a queima da fogueira gigante, a cidade cenográfica com réplica da igreja, há um espaço para a apresentação das quadrilhas, a casa do milho, a corrida de jegue, há também uma área especial para a imprensa.

Dentre os enfeites das festas juninas, o mais comum são as bandeirolas. Esses apetrechos surgiram porque os três santos homenageados na festa tinham suas imagens pregadas em bandeiras coloridas e imersas em água, a famosa lavagem dos santos. Com isso, acredita-se que a água fica purificada, fazendo a purificação das pessoas que se molham com elas. Com o passar dos anos, essas bandeiras foram sendo substituídas pelas bandeirinhas menores, que trazem a mesma simbologia de purificar o ambiente da festa.

Além disso, temos Santo Antônio, conhecido como santo casamenteiro. Os mais religiosos contam que as moças pedem um noivo para o santo, mas este só arruma o pretendente quando é castigado pela moça, sendo posto de cabeça para baixo ou ficando com a cabeça mergulhada numa bacia com água.

O casamento caipira surgiu como chacota aos casamentos clássicos. A noiva aparece grávida e seu pai obriga o moço a assumir a responsabilidade, fazendo-o casar com uma espingarda apontada para a cabeça. Essa história é muito engraçada, pois o pai da noiva tem todo o apoio do delegado da cidade, que é seu amigo. Durante a cerimônia o noivo, que está bêbado, tenta fugir, mas sem sucesso. Após o enlace os noivos puxam a dança da quadrilha.

Por Jussara de Barros - Graduada em Pedagogia - Equipe Brasil Escola
 
 1- Santo Antônio de Pádua
 
É conhecido como santo casamenteiro. Nasceu em Lisboa, a 15 de agosto de 1195. Foi padre. Lutou
pelos direitos das mulheres nas família.

Foi canonizado no dia 13 de junho de 1231, em Pádua (Itália). Por isso, é festejado nesta data.

As moças solteiras fazem simpatias que envolvem Santo Antônio.

No dia desses festejos, após a missa, são distribuídos pãezinhos bentos aos fiéis.
 
 2- São João Batista

Nascido na palestina, dia 24 de junho, primo de Jesus, era filho de Zacarias e Izabel. João batista foi um
profeta que veio antes de Jesus, para preparar sua chegada. Por isso, chamavam-no precursor. Ele
batizou Jesus e ensinou o batismo de penitência de arrependimento, para a remissão dos pecados. Era
chamado Batista porque batizava o povo nas águas do rio Jordão. Morreu, decapitado, por denunciar a
verdade aos poderosos de seu tempo .Hoje é festejado pelo povo com alegria, música, dança e bebidas.
 
3- SÃO PEDRO

Também chamado de Simão Pedro, nasceu na Galiléia (região da Palestina). Pedro era simples pecador.
Um dia quando preparava as redes para pesca, com seu irmão André, Jesus passou e disse: “venha comigo.
Eu farei de vocês pescadores de homens”. Eles deixaram tudo e seguiram Jesus. Pedro acompanhou Jesus
três anos e se tornou seu grande amigo. Antes de subir ao céu (ascensão), Jesus nomeou Pedro chefe da
igreja. Jesus comparou a igreja com um rebanho e mandou que Pedro cuidasse de todas as ovelhas. São
Pedro foi o primeiro Papada igreja. Em Roma foi preso e condenado à morte. Morreu pregoado numa cruz
de cabeça par baixo.
 

[festajunina6.jpg]



 OBJETOS E SIGNIFICADOS:

 
. Fogueira e o mastro coma a Bandeira: Está presente no texto bíblico. Isabel mãe de
João, queria comunicar o nascimento de seu filho a Maria, mãe de Jesus, que morava do outro lado
do rio Jordão. Por isso ela hasteou a bandeira no mastro e acendeu uma fogueira para iluminar.
 
. Trajes típicos usados: Roupa simples e remendadas, de pessoas que lidam com a terra; o
chapéu de palha que protege o lavrador dos efeitos, do sol. Hoje em dia, na tradição rural brasileira, homens e
mulheres usam suas melhores roupas. Nos centros urbanos, há uma interpretação do vestuário caipira ou
sertanejo baseada no hábito de confeccionar roupas femininas com tecido de chita florido e as masculinas com
tecido de algodão listrado e escuro. As roupas usadas para dançar a quadrilha variam conforme as
características culturais de cada região do país.

. Comidas e bebidas juninas: Produtos agrícolas, como milho, amendoim, batata-doce e
mandioca, que eram cultivados pela população indígenas, tornaram-se a base da alimentação dos
brasileiros. Os portugueses trouxeram a tecnologia, como forno de fazer farinha, e costumes que
provocaram mudanças no processamento desses produtos. Hoje eles constituem e cardápio básico
das festas juninas, acrescentando-se produtos regionais como o pinhão sulino e as castanhas de
caju e do Pará.


MÚSICAS JUNINAS

Cai Cai Balão

Cai cai balão

Cai cai balão, cai cai balão

Na rua do sabão

Não Cai não, não cai não, não cai não

Cai aqui na minha mão !

Cai cai balão, cai cai balão

Aqui na minha mão

Não vou lá, não vou lá, não vou lá

Tenho medo de apanhar !



 Capelinha De Melão

Capelinha de Melão é de São João

É de Cravo é de Rosa é de Manjericão

São João está dormindo

Não acorda não !

Acordai, acordai, acordai, João!


 

Sonho de Papel

Carmen Miranda

(Estribilho)

E o balão vai subindo, vem caindo a garoa

O céu é tão lindo e a noite é tão boa

São João, São João!

Acende a fogueira no meu coração!

E o balão vai subindo, vem caindo a garoa

O céu é tão lindo e a noite é tão boa

São João, São João!

Acende a fogueira no meu coração!



 Pula Fogueira

(João Bastos Filho e Getúlio Marinho)

Pula a fogueira, yayá

Pula a fogueira, yoyô

Cuidado para não se queimar

Olha que a fogueira

Já queimou o meu amor



RECEITAS JUNINAS
  
 Receita de Pipoca Colorida

  
Categoria: Receitas de Lanches

Dificuldade de Preparo da Receita: fácil

Temperatura da Receita: frio

Ingredientes:

• 3 xícaras (chá) de açúcar

• 5 xícaras (chá) de pipoca já estourada

• 6 colheres (café) de corante alimentício na cor de sua preferência

• 1½ xícara (chá) de água

Preparo da Receita

• Numa panela coloque o açúcar, a água e deixe atingir o ponto de fio mole (aproximadamente 20
minutos), coloque o corante. Depois coloque sobre as pipocas, mexendo bem para espalhar bem a calda.

• Dica para esta receita

• Fonte: Globo / Mais Você



Receita de Maçã do Amor – Simples (fácil)

Ingredientes:

1 kg de açúcar

500 ml de água

1 colher (sopa) de vinagre

Corante vermelho (pó ou líquido)

   
12 maçãs (pequena/média)

Palitos de sorvete

Modo de Fazer:

1. Primeiro lave e seque as maçãs

2. Espete-as com 1 ou 2 palitos (ajudará na firmeza na hora de caramelizar)

3. Unte formas de alumínio (pode ser de bolo) com um pouco de óleo.

Calda:

1. Coloque a água, açúcar, vinagre e o corante dentro de uma panela

2. Nesta receita não se usa nenhuma colher (pois, pode açucarar a calda)

3. Misture/mexendo apenas a panela – Não use nenhum tipo de colher, pois, pode quebrar o ponto da
calda

4. Até a fervura da calda você, pode usar fogo alto, quando ferver, mude para o fogo médio e mantenha
por aproximadamente 25 minutos.

5. Mergulhe a ponta de um palito de sorvete na calda e pingue na forma em segundos pressione com o
dedo (ela amassará) solte sobre a forma, se ela fizer barulho de sólida desligue imediatamente e comece
o processo de mergulhar as maçãs e colocá-las sobre a forma previamente untada

6. Note que o ideal é realizar este processo o mais breve possível, pois a calda vai , naturalmente
endurecendo.

Prontinho, depois é so saborear , se quiser pode guardar na geladeira por até 3 dias.

Fonte: tudo gostoso – receita de César Ossamu




ATIVIDADES JUNINAS

 

WEBGRAFIA

 . www.idema.rn.gov.br
  http://www.suapesquisa.com
 
. http://meustrabalhospedagogicos.blogspot.com.br/2012/06/projeto-festa-junina_18.html

. Fonte: Globo / Mais Você

. Fonte: tudo gostoso – receita de César Ossamu

. revepf.blogspot.com
 
"Sem a curiosidade que me move, que me inquieta, que me insere na busca, não aprendo nem ensino".

( Paulo Freire )

  
C:\Users\REVELUCIA\Documents\natal PACTO\DSC00491.JPG
 
 BIOGRAFIA DA AUTORA DESTE PROJETO:
 
# Eu, Revelucia de Paiva Freitas, Graduada pela UERN (Universidade do Estado do Rio Grande do Norte) em Pedagogia
nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental, Especialista em Psicologia Escolar e Educacional, pós graduanda em Educação
Infantil, ambas pela FIP (Faculdades Integradas de Patos). Residente na cidade de Riacho da Cruz – RN e funcionária
pública municipal concursada em dois municípios. Em Riacho da Cruz – RN leciono na Educação Infantil numa turma de
alfabetização de crianças de 05 e 06 anos, na Creche e Pré Escola Mundo Feliz. E no município de Viçosa – RN, sou professora
concursada das Séries Iniciais do Ensino Fundamental, no ano de 2010 exercia a função de Coordenadora Pedagógica do Programa
Aceleração da Aprendizagem (PAA-I) do Instituto Alfa e Beto, e em 2011 até os dias atuais exerço a função de Coordenadora Pedagógica
do 1º ao 5º ano na Escola Municipal Francisco Gomes Pinto e também como Orientadora do Pnaic. Nesta minha trajetória acredito que
somos os responsáveis pela mudança da nossa prática profissional. Portanto busco sempre me aperfeiçoar para não ficar para trás.



CONTATO:

. Endereço residencial:


Rua Manoel Nobre, nº 27 – Centro – Riacho da Cruz – RN - Fone: (84) 3374-0009 - Cel: (84) 9625-9652 ou 9663-3132

E-mails: revepf@hotmail.com / reveluciartes.educacao@hotmail.com

Blogs: revepf.blogspot.com / revelucia.blogspot.com

. Local de trabalho:


# Creche e Pré Escola Mundo Feliz – Riacho da Cruz – RN

# Escola Municipal Francisco Gomes Pinto – Viçosa – RN ______________________________________

Revelucia de Paiva Freitas


Nenhum comentário:

Postar um comentário