sábado, 10 de novembro de 2012

Algumas das muitas práticas de sala de aula, da professora Luciene e a auxiliar Melinna, durante o primeiro semestre -Maternal II

Entre outros eixos de trabalho, a exploração dos eixos Interação e brincadeiras, prescritos nas novas diretrizes curriculares para o ensino infantil foi  a tônica para o fazer pedagógico da professora Luciene e a auxiliar Melina com os pequenos aprendizes do Materrnal  II
Pés infantis, que marcam pegadas  firmes ao caminhar na busca do conhecimento
Juntos seguem  uma só direção,  representando a vivência coletiva dos pequenos
 Integrando todos nas atividades de classe
Brincar é coisa séia
 Enquanto brinca, a criança vai garantindo a integração social além de exercitar seu equilíbrio emocional e atividade intelectual.

Brincar ajuda a criança no seu desenvolvimento físico, afetivo, intelectual e social, pois, através das atividades lúdicas, a criança forma conceitos, relaciona ideias, estabelece relações lógicas, desenvolve a expressão oral e corporal, reforça habilidades sociais, reduz a agressividade, integra-se na sociedade e constrói seu próprio conhecimento.
A corrida  dos bichinhos, quem será o vencedor?



Ao brincar de faz-de-conta, as crianças, ao mesmo tempo em que desenvolvem importantes habilidades, elas trabalham alguns valores de sua comunidade, examinam aspectos da vida cotidiana.

 A pintura está sempre presente nas atividades de sala
Brincando com bonecas
 Pequenos bracinhos que se entrelaçam,  simbolizando um abraço  coletivo em defeza do meio ambiente ( pé de mangueira existente no muro da escola)
Transplante de muda  revela a preocupação com a formação da consciência ecológica das crianças
"Em si plantando-se tudo dá"

Mais uma muda de mangueira, plantando um sonho de preservação ambiental
 para colher "frutos".
Concluido a tarefa dos pequenos, tornando sua escola futuramente mais arborizada,
uma lição que jamais irão esquecer
Ainda  no muro da escola
Aprendendo sobre as plantas  de uma forma experencial. Primeiro sobre o preparo.

A professora mostrando a semente do coentro, para em seguida ser semeado pelas crianças
Mãozinhas que semeiam a semente...
Hora individua,l cada criança cuida da sua.Olh,a as plaquinhas com os nomes de cada um!
Que linda, como nasceu bem, bons semeadores.
Com certeza foi uma aprendizagem real de muita significação para as crianças

Aprender praticando faz a diferença.
Irrigam as hortaliças e em suas mente emergem a sabedoria
Todos da turma
Musical infantil ajuda  a criança a aprender ludicamente

Técnica de relaxamento ouvindo uma suave música.
Embalados no suavidade da música. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário