PLANO DE AULA SEMANAL
PRÉ - II
CONTEMPLANDO TODA A ROTINA PEDAGÓGICA
ü Acolhida;
ü Chamadinha
ü Calendário;
ü Escolha do ajudante do dia;
ü Correção do dever de casa;
ü Roda de conversa;
ü Pergunta as crianças como estão; como foi o final de semana; ouvi-las atentamente; incentiva-los a falar; introduzir os conteúdos a serem estudados;
ü Desjejum;
ü Relaxamento;
ü Utilização de som e CD com música apropriada.
Ø OBJETIVOS:
o Identificar a letra H no inicio das palavras;
o Ler e escrever a família silábica letra H;
o Reconhecer palavras que iniciam com a letra H;
o Reconhecer a importância da higiene corporal;
o Reconhecer os animais como seres vivos;
o Identificar os seres vivos e elementos não vivos;
o Reconhecer os numerais de 1 a 14;
o Representar através de recorte e colagem;
o Desenhos e materiais concretos de 1a 14;
o Identificar animais que mamam, voam, rastejam e nadam;
o Representar através de movimentos corporais uma característica especifica de alguns animais.
o Família silábica da letra H;
o Leitura e interpretação oral;
o Higiene do corpo;
o Seres vivos e elementos não vivos;
o Animais;
o Numerais de1 a 14;
o Desenho;
o Dança;
o Imitação.
· Levantamento do conhecimento prévio;
· Leitura do texto: Haroldo de Graça Batituci;
· Exploração do texto lido;
· Interpretação oral do texto;
· Entregar os cadernos as crianças e pedir que represente através de desenhos as repostas das seguintes perguntas;
- Quem é Haroldo? ;
- Haroldo não faz a higiene de quê? ;
- O que Haroldo vive chupando para esconder o seu mau hálito? ;
- Quem não quis conversar com Haroldo? ;
· Após os alunos responderem as questões com desenho o professor escreve a resposta no quadro e pede que as crianças escrevam no caderno, relacionando com o desenho que ele faz;
· Conversa informal sobre a importância da higiene corporal para uma vida saudável.
· Higiene das mãos;
· Merenda;
· Hora da leitura;
- Leitura informativa sobre o animal Hipopótamo.
· Hora do Brincar;
- Utilizar as brincadeiras de sala e deixar que as crianças brinquem livremente.
· Atividade diversificada;
- Distribuição de livros literários para as crianças manusearem e farem sua própria leitura.
· Entrega do dever de casa;
· Saída.
TERÇA-FEIRA
Seguir a Rotina
# Desenvolver os seguintes procedimentos metodológicos:
ü Na roda de conversa retornar os conteúdos do dia anterior;
ü Apresentações de fichas com a palavra HIPOPOTAMO, de forma e cursiva;
ü Reconhecimento dos animais como seres vivos, o que precisamos para viver;
ü Exposição de cartazes para a identificação dos seres vivos e elementos não vivos;
ü Entregar os cadernos e materiais necessários para recorte e colagem de seres vivos e elementos não vivos.
# Hora da Leitura:
ü Alice no Pais das Maravilhas;
ü Comentários da história lida.
ü Brincadeiras de roda e brinquedos contado.
ü Assistir o filme: Alice no Pais das Maravilhas;
ü Pedir que as crianças comentem o filme;
ü Nomeie oralmente seres vivos e elementos não vivos.
ü Saída.
v QUARTA-FEIRA
Seguir a Rotina
# Desenvolver os seguintes procedimentos:
- Na roda de conversa, após as crianças falarem do seu cotidiano, utilizar as fichas com a letra H e a família silábica para a retornada do conteúdo em estado.
- Apresentação de figuras e palavras começadas com a letra H;
- Pedir que as crianças recorte e cole no caderno figuras e palavras começadas com a letra H; depois numere as figuras e palavras que colaram;
- Utilização de materiais concretos para a representação dos numerais de 1 a 14; Depois cola no caderno e numera-las.
# Hora da Leitura:
ü Leitura do poema: A Cobra Banguela de Guido Heleno;
ü Conversa informa sobre o poema lido.
ü Amarelinha.
# Atividade Diversificada:
ü Levar as crianças para o espaço lúdico e interativo de aprendizagem.
ü Saída.
v QUINTA-FEIRA
Seguir a Rotina
# Desenvolver os seguintes procedimentos:
- Conversa informal sobre as características de alguns animais.
- Dividir a turma em grupos, distribuir matérias para recorte e colagem de animais:
· Que mamam
· Que voam
· Que rastejam
· Que nadam
- Pedir que as crianças imitem o som que alguns animais emitem.
- Apresentação da música:
E em seguida fazer um circulo com as crianças para dançarem e demonstrarem através de movimentos corporais uma característica especifica de cada animal representado na música.
- Atividades xerografadas
# Hora da leitura
· Maria Gomes e os cavalinhos mágicos ( História do folclore brasileiro )
· Pedir que as crianças ilustre as personagens do texto e escreva os seus nomes, do jeito que souberem.
# Hora do brincar
· Jogos e quebra-cabeça
· Atividade diversificada
· Regar as hortas
· Saída
v SEXTA-FEIRA
Seguir a rotina
- Procedimentos metodológicos
· Conversa informal sobre os conteúdos estudados durante a semana
· Utilização dos cartazes confeccionados para a exploração dos conteúdos estudados para revisa-los
· Atividades xerografadas
# Hora da leitura
· Os três porquinhos ( adaptação: John Malam )
· Interpretação oral do texto
· Pedir que as crianças ilustre o trecho do texto que mais gostarem.
# Hora do brincar
· Levar para a sala peças de roupas, calçados e acessórios e pedir que as crianças soltem a imaginação e brinquem de faz de conta.
- Atividade diversificada
· Passeio próximo a escola para apreciar os seres vivos e elementos não vivos
· Conversa informal sobre o passeio
- Entrega do dever de casa
- Saída .
· Avaliação
- A avaliação será realizada mediante a observação do desempenho das crianças e participação nas atividades desenvolvidas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário