segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Professores da Creche e Pré-Escola Mundo Feliz, resgatam a cultura popular na semana do folclore brasileiro.


Este texto nos esclarece o que podemos considerar como manifestação folclórica.

Os hábitos do povo, que foram conservados através do tempo. Dia do Folclore 22 de agosto - Decreto no. 56747 de 17/08/1965.Folclore é uma palavra de origem inglesa cujo significado é ''conhecimento popular''. As manifestações da cultura de um povo,seja através de suas lendas da sua alimentação, do seu artesanato, das suas vestimentas e de muitos de seus hábitos originais e os enriqueceram com novos hábitos criados após a reunião.
O folclore é passado de pais para filhos, geração após geração. As canções de ninar, as cantigas de roda, as brincadeiras e jogos e também os mitos e lendas que aprendemos quando criança são parte do folclore que nos ensinam em casa ou na escola. Fazem parte do folclore os utensílios que o povo fabrica para o uso de ornamentação, como as cestas de vime, e os objetos de cerâmica, madeira e couro. Os tecidos, a renda, os adornos de miçangas e penas, também existem ainda muitas outras atividades que fazem parte do folclore.
O folclore é o meio que o povo tem para compreender o mundo. Utilizando a sua imaginação, o povo procura resolver os mistérios da natureza e entender as dificuldades da vida e seus próprios temores. Conhecendo o folclore de um país podemos compreender o seu povo. E assim passamos a saber, ao mesmo tempo, parte de sua História. O folclore brasileiro é um dos mais ricos do mundo. Nele, estão as marcas dos diferentes povos que formaram nossa nação, principalmente o indígena, o africano e o europeu. Imagine uma colcha de retalhos multicolorida com uma mistura de figuras geométricas, estampas e texturas.
Assim é nossa herança cultural. Saci-pererê, feijoada, redes de dormir, chinelo de palha, fita do Nosso Senhor do Bonfim, brincadeira de esconde-esconde, bumba-meu-boi, samba, panelas de barro, ferradura atrás da porta, carnaval e futebol. Conhecer, cultivar e estudar nossas tradições é uma forma de manter vivas as raízes nacionais. Veja aqui o que é folclore e conheça as principais tradições do nosso povo. Popular ou folclórico? O folclore é popular, mas segundo grandes estudiosos do assunto – como Luís da Câmara Cascudo –, nem tudo o que é popular é folclórico. Para um costume ser considerado folclore é preciso ter origem anônima, ou seja, não se saber ao certo quem o criou. Deve ser aceito e praticado por um grande número de indivíduos. Também precisa resistir ao tempo e ser passado de geração em geração. A transmissão? De boca em boca. Ao pé do fogo, na beira do fogão, nos encontros sociais, na missa, enfim, no dia-a-dia do nosso país.



O pequenino do berçário representando o saci -pererê

Alunos do Pré II B, representam os personagens folclóricos

As crianças do berçário da professora Zenilda ouvindo a história do saci










Era uma vez... uma linda sereia.... que encantou a todos com sua beleza. (turno matutino)
Alunos do Pré -IIC. apresentando para o público a medicina nordestina
Exposição dos cartazes  com temas folclóricos



A graciosa sereia, admirando sua beleza ao ver sua imagem refletida no espelho





Alunos do Pré-I fazendo uma sabatina de advinhações

Pré-II.B resgatando a brincadeira,  passa o anel
Brincando de cabo de guerra







sexta-feira, 23 de agosto de 2013

O projeto Horta na escola leva as criança da Creche a realizar plantio de hortaliças.

Propiciar às crianças o contato com a terra, com a água, como o ar, é educá-las na perspectiva de uma educação ambiental. As atividades de semear em hortas plantar, cuidar e colher alimentos é uma oportunidade para  enriquecer o ensino aprendizagem de forma mais significativa
 (...)as crianças têm verdadeira paixão pelos espaços ao ar livre! Elas manifestam claramente esta preferência porque são modos de expressão da natureza (Espinosa, 1983).


Nesta quinta- feira, as crianças do Pré- I A e Pré  II, tiveram uma aula de meio ambiente extra sala,  onde  observaram as hortas: como foi construída e como aconteceu  a preparação para receber as sementes das hortaliças. Questionaram sobre a o paul, de onde vinha e como se formava,   porque  era necessário para o plantio. Essas respostas foram dadas pelos professores à medida que iam interagindo professor e aluno.

Plantio de sementes de alface
criança cobrindo a semente de coentro  
Depois do plantio realizado ocorreu a  a regação, antes informando a importância da plantinha receber a água 
 crianças regando a cebola já bem crescidinha
 As crianças sente-se feliz em poder  realizar esta atividade

 Preparando  a horta, nivelando o paul





Secretaria Municipal de Saúde, realiza entrega de escovas dentais as crianças da Creche e Pré-Escola Mundo Feliz, através do Programa de Saúde na Escola

Nesta Quarta-Feira, dia 21, a Secretaria Municipal de Saúde, fez a entrega de escovas dentais as crianças da Creche e Pré-Escola Mundo Feliz, através do PSE – Programa de Saúde na Escola, que desenvolve um Projeto de Saúde bucal. Nesse Projeto contempla um escovódromo e escovas dentais com o estojo de guardar a escova. Sendo que, a gestora da Creche dispensou o escovódromo, pelo fato de já existir na própria estrutura física dos banheiros da Creche Pro-infância.
Estiveram presentes na entrega das escovas, a prefeita, Bernadete Rêgo, a Secretaria Municipal de Saúde, Netinha Rêgo e odontólogo do Município, Dr. Marcondes junto à equipe de saúde do município. Esse Projeto veio reforçar mais o trabalho desenvolvido na Creche, que já desenvolve a escovação com as crianças diariamente.

A gestora Fatima Araújo, juntamente com toda a equipe de educadores da Creche, parabeniza e agradece a Sec. Municipal de Saúde pela ação desenvolvida.  




segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Creche e Pré-Escola Mundo Feliz homenageia os pais com jantar em comemoração ao seu dia

Mensagem aos pais, intitulada FAMÍLIAS DO CORAÇÃO, proferida  pela diretora da Creche, Fátima Araújo,  como demonstração de seu carinho e apreço por todos os pais da Instituição.

FAMÍLIAS DO CORAÇÃO
Com o tempo descobrimos que fazemos parte de duas famílias: A primeira é a família genética, aquela onde nascemos e crescemos. A outra família é aquela que é composta pelas pessoas com as quais criamos os laços da amizade verdadeira e as chamamos para morar dentro do nosso coração.
Assim são vocês, Pais e mães da Mundo Feliz, nossos amigos, que juntos formamos uma família do coração.
Hoje estamos festejando o Dia da Família na Escola, mas em especial, parabenizamos os pais pela data festiva de amanhã, 11 de Agosto de 2013 – DIA DOS PAIS e temos a alegria de dizer a todos os pais PARABÉNS E MUITAS FELICIDADES!

Pais registrando sua participação no evento



 Painel de felicitações pelo dia dos pais  e mesa dos brindes
Ainda, na recepção recebendo as assinaturas dos pais
Pais dos alunos , sendo recepcionados pela coordenadora Ilza
 Pais, que vieram comemorar junto a toda comunidade escolar
 Visão geral de todos os pais presentes
participação nos desafios propostos com brincadeiras para minizar a  formalidade
Pais participantes do concurso  mais baixinho
pais que participam de dança de forró para eleger o melhor dançarino


Pais inscritos para desfilar
Casais dançando música romântica
Concurso karaok, pais deram um show
Entrega de prêmio aos vencedores nas brincadeiras
Concurso mãe mais alta e mãe mais baixa
Entrega de brindes as vencedoras
Pais servindo-se no jantar





A diretora Fátima Araújo fazendo a logística do evento
Presenças dos pais  garantem uma noite festiva
Presença significativa dos pais
A família fortalecendo o vínculo escolar
Familia e escola, responsabilidade compartilhada

Pais presentes, uma forma de valorizar a educação
Escola e família caminham de braços dados

Interação escola e família, uma atitude positiva

Professores da escola

Professores e auxiliares
Pais
Pais  e escola  numa parceria que dar certo
Pais 



Funcionários da escola, junto à diretora à esquerda (de calça azul)
Professoras


Que sorriso contagiante, valeu!
A turma






Mães
Mães


 Professoras e auxiliares